29 de maio de 2023 12:17 por Da Redação
Após intensa luta contra um câncer de mama, a ex-primeira dama Suzana Bandeira Soares Palmeira, 75 anos, viúva do ex-governador Guilherme Palmeira e mãe do ex-prefeito de Maceió e atual Secretario de Estado da Infraestrutura, Rui Soares Palmeira, faleceu neste domingo, 28. Seu sepultamento ocorreu no mesmo dia, no Campo Santo Parque das Flores, na capital alagoana.
Tendo convivido durante meio século com um dos políticos mais expressivos de Alagoas, o ex-deputado, ex-governador, ex-senador e ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Guilherme Palmeira, e também como mãe de Rui Palmeira, que foi prefeito de Maceió em dois mandatos, D. Suzana, como era conhecida, viveu como uma cidadã comum, realizando as suas atividades habituais.
Ter sido uma primeira-dama discreta, que nunca procurou os holofotes que o poder atrai, é a característica pelo qual sempre foi lembrada.
Mas há outra parte da história de vida de D. Suzana que vale ser lembrada.
Arquiteta, Suzana Palmeira pertence a uma geração onde o voleibol praticado nos clubes sociais e nas quadras de areia nos bairros era uma das principais atividades. No bairro do Farol, na década de 60, havia várias quadras de vôlei nas residências da Rua Goiás.
Duas delas ficavam na casa do casal Júlio Normande e Terezinha Bentes, e na casa do advogado Geraldo Santos, pai do engenheiro e ex-governador Ronaldo Lessa. Outras três quadras eram na casa do médico e treinador de voleibol Alfredo Ramiro Bastos, na casa da família Zagalo e na casa da Fátima Pinto. Dessas quadras se projetaram muitos atletas de voleibol feminino e masculino.
A ex-primeira-dama Suzana Palmeira pertence a essa geração que, das quadras das residências de amigos e familiares, seguiu jogando nas quadras de Alagoas e do Brasil. Junto com ela, destacaram-se Fátima Pinto, Iara e Vanessa Normande, Constância Costa, Fátima Loss, Ronaldo Lessa e Geraldo Lessa.
Assim, quando ela se despede do plano terreno, vale lembrar Suzana Palmeira como jogadora de voleibol, no CRB e na Seleção Alagoana, em várias formações, como as de 1965 e 1966.