2 de junho de 2023 7:01 por Da Redação
Com a desocupação forçada dos moradores dos bairros afetados pela mineradora Braskem, casas, objetos pessoais, sonhos e até mesmo animais de estimação foram deixados para trás. Em decorrência da situação, O SOS Pet Bebedouro foi criado para ser um dos projetos sociais responsáveis pelo acolhimento e cuidado dos animais abandonados pelos antigos habitantes. O SOS Pet Bebedouro está na ativa há dois anos, trabalhando de forma engajada sem fins lucrativos.
Como ainda não foi possível acolher todos os bichos, o SOS Pet alimenta os animais que ocupam as residências atingidas. Mas, na última sexta-feira, 26, os responsáveis pela SOS, notaram uma situação suspeita: três gatos de uma colônia desapareceram. E este caso de desaparecimento não é o primeiro, afirma a vítima.
Desesperadas, as vítimas cogitaram que os felinos foram soterrados depois da destruição da das residências. Decidiram entrar em contato com o promotor que está cuidando do caso, Alberto Fonseca, para obtenção das informações sobre o desaparecimento dos gatos.
O promotor entrou em contato com os representantes da empresa Braskem, eles afirmaram que abrigaram os felinos no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada, o CEPA. Entretanto, os animais não foram localizados para o resgate e o retorno para a colônia, já que estão acostumados com a localidade em que estavam no bairro do Bebedouro, perto do Cemitério Santo Antônio.
A responsável pelo SOS Pet, Sandra de Cassia, tomou a decisão de realizar um boletim de ocorrência contra a Braskem. A lei federal n⁰ 9.605/98 configura como crime abandonar animal doméstico, a pena de prisão é de até cinco anos e a multa pode aumentar caso o abandono ocasione a morte do animal.
Os engajados na luta animal continuarão lutando e denunciando os absurdos cometidos pela empresa. Ainda estão em busca dos felinos e realizando campanhas através do Instagram, para que os gatos sejam encontrados.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por SOS Pet Bebedouro – Maceió/AL (@sospetbebedouro)
A mineradora ainda não se pronunciou sobre o assunto publicamente nas redes sociais.