quinta-feira 28 de novembro de 2024

Das maravilhas do nosso Brasil: Sonia Braga completa 73 anos

Da sensual Gabriela até a médica Domingas em Bacurau, a atriz tem um currículo consagrado
A ex-presidiária Julia sofre uma reviravolta na novela “Dancin Days” (1978)/Reprodução

Por Gabriela Oliveira

Que Sonia Braga é uma atriz renomada, nós já sabemos. Nascida no Paraná, no dia 08 de junho de 1950, a geminiana é uma peça fundamental para a teledramaturgia e o cinema nacional. Não há quem não se lembre ao menos de um personagem interpretado pela atriz.

A sua primeira novela foi exibida pela extinta Rede Excelsior, “A Menina do Veleiro Azul”, em 1969. No entanto, Sonia Braga se tornou um fenômeno quando estreou com a personagem Gabriela, da novela homônima (transmitida pela Rede Globo), inspirada no romance de Jorge Amado. A personagem de Sonia é uma jovem retirante que conquistou os homens da cidade de Ilhéus (BA), inclusive, o mais galanteador da cidade. O patrão Nacib se encanta pela beleza e sensualidade de Gabriela, os dois iniciam um relacionamento, mas a infidelidade da moça começa a ruir o casamento.

Impossível não lembrar da icônica cena da Gabriela buscando a pipa no telhado e todos os homens parando para observar aquela situação. Uma cena assim, no auge da ditadura militar, sendo televisionada no horário das 22h, não tinha como não ficar no subconsciente do espectador.

O impacto de Sonia foi maior ainda na virada da década de setenta para oitenta. Sonia Braga soltou a fera que havia dentro dela, interpretou a Julia na novela “Dancin Days”, em 1978, que teve uma reviravolta marcante. Escrita por Gilberto Braga, a novela chegou a modificar os costumes da época: cabelos, gírias, roupas e danças. Era a febre da discoteca.

Mais um ponto para a Rede Globo! Mas, no cinema, a atriz também fez a cabeça dos cinéfilos com a fogosa Dona Flor de “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976) e a noiva Solange de “A Dama da Lotação” (1978).  Ambos são até hoje sucessos de bilheteria.

Todos enfeitiçados pela beleza da atriz, inclusive o músico Caetano Veloso, que cita algumas características da Sonia numa de suas belíssimas canções, “Tigresa”. Gostava de política em 1966, e na época, dançava na Frenetic Dancing Days Discotheque.

A carreira internacional foi consolidada através do filme “O Beijo da Mulher Aranha” de 1985, sendo indicada ao Emmy e ao Globo de Ouro. Onze anos depois, o longa “Tieta do Agreste” dirigido por nada mais e nada menos do que o nosso conterrâneo, Cacá Diegues, chegava nas telas do cinema. E, mais uma vez, Caetano Veloso esteve cantando para a atriz, junto de Gal Costa, outra pessoa que admirava Sonia. “Luz de Tieta” é embalada pelos batuques da Banda Didá e a tropical voz da baiana mais gostosa do Brasil – assim o Cazuza chamava Gal. Êta! Êta! Êta!

Sonia também estrelou outras séries internacionais, filmes e novelas, mas atualmente a atriz não anda atuando muito. Os rumores que estaria na versão remake da novela “Renascer” foram desmentidos pela própria.

Ah! Vale citar que a novela “Dancin Days” foi resgatada no projeto Originalidade da Globoplay, que busca disponibilizar novelas para o público revê-las ou assistir pela primeira vez.

A atriz não reside mais no Brasil, é até naturalizada nos Estados Unidos.

Bom, o que nos resta é apreciar e reassistir as atuações únicas de Sonia Braga. A mulher que fez os espectadores ficarem apaixonados pela beleza, atuação e inteligência. Viva Sonia Braga, a tigresa que conquistou o Brasil!

 

 

 

 

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *