quinta-feira 21 de novembro de 2024

A opulência dos ricos, o aniversário do deputado Arthur Lira e a corrupção

4 de julho de 2023 12:03 por Geraldo de Majella

Gilmarpalooza' em Lisboa já não causa conflitos e nem espanto
Arthur Lira foi convidado para evento organizado por Gilmar Mendes, que reuniu elite financeira, em Portugal | Estadão

No texto intitulado Gilmarpalooza’ em Lisboa já não causa conflitos e nem espanto, publicado no jornal O Globo (29/06), a jornalista Malu Gaspar mostrou como agem os endinheirados, um seleto grupo do Judiciário e os políticos.

Revelando como o andar de cima opera, a jornalista mostrou a intimidade entre magistrados, bilionários, políticos investigados pela Policia Federal e lobistas. O relato teve como palco um Fórum Jurídico promovido, em Portugal, pelo IDP, faculdade de Direito fundada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

Nos três dias do fórum, com a realização de dezenas de palestras, a programação que mais interessou aos convidados foi a intensa agenda paralela. Foram tantos os regabofes que o Fórum foi chamado de GilmarFest (ou Gilmarpalooza), diz Malu Gaspar, no seu artigo.

Um dos destaques foi a comemoração do aniversário do deputado federal Arthur Lira (PP/AL), presidente da Câmara dos Deputados.

“O que não faltou foram almoços, coquetéis e jantares grátis para os convidados de Gilmar. Só no domingo em que Lira comemorou o aniversário, o cientista político e advogado Murillo de Aragão ofereceu um almoço em Cascais para o dono do portal jurídico Migalhas, Miguel Matos. A mulher de Matos, Daniela Teixeira, é candidata à vaga aberta no STJ para um integrante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)” – revela a jornalista.

Empresas, bancos e políticos de um lado, e do outro candidatos a vagas nos tribunais, exercitavam a arte de cortejar. Os drinques e canapés servidos sem limites como estratégia do lobby.

Os interesses de cada bloco de banqueiros, empresários e políticos se aconchegaram nas mesas sofisticadas para discutir assuntos que certamente não são de interesse público. Nesse caso, o público é quem paga a conta. E não é uma metáfora.

O público no Brasil tem pago a conta salgada das altas taxas de juros, enquanto os interessados nos juros certamente, em algum momento, vão bater por motivos outros a porta dos tribunais.

Essa gente de fino trato, branca e rica sabe como funciona o poder na mais larga extensão e também sabe como atuar em seu benefício.

Estrela do evento jurídico de Gilmar Mendes, o alagoano Arthur Lira não tem a finesse dos que são da elite econômica, ou seus descendentes. Lira é o oposto. Não é conhecido pela finura das maneiras, procedimento e bom gosto. Mas, o que lhe coloca entre os que detém parte do Produto Interno Bruto (PIB) é o cargo que exerce, o terceiro na hierarquia de poder na República.

O deputado Arthur Lira tem, entre os seus “amigos”, o banqueiro André Esteves, controlador do banco BTG, a quem tem feito consultas e atuado, no Parlamento, na defesa dos interesses dos poderosos financistas que são os verdadeiros abutres do país.

Festejando seu aniversário com gente tão rica e poderosa, Lira não se intimidou, pelo menos aparentemente, nem mesmo depois que a revista Piauí e a Folha de S.Paulo publicaram que a Polícia Federal havia encontrado no carro do motorista de seu ex-assessor, Luciano Cavalcante, anotações de pagamentos de quase R$ 500 mil para um certo “Arthur”.

O deputado, que tem assessores investigados e processados, se sente confortável em conversar com banqueiros, magistrados e empresários.

Lira sabe que valores éticos e morais são diferentes entre as classes sociais, e que o cidadão comum já vê com naturalidade as constantes denúncias de corrupção. Não seria entre os bilionários que essas acusações lhe criariam embaraços.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

4 de julho de 2023 12:03 por Geraldo de Majella Uma perícia realizada pelo

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

4 de julho de 2023 12:03 por Geraldo de Majella A Secretaria de Estado

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

4 de julho de 2023 12:03 por Geraldo de Majella Veículos cadastrados em aplicativos

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

4 de julho de 2023 12:03 por Geraldo de Majella Por Iram Alfaia, do

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

4 de julho de 2023 12:03 por Geraldo de Majella A mineração predatória que

4 de julho de 2023 12:03 por Geraldo de Majella   Dados de Projetos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

4 de julho de 2023 12:03 por Geraldo de Majella O senador alagoano Renan

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

4 de julho de 2023 12:03 por Geraldo de Majella   O Sindicato dos

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *