sábado 20 de abril de 2024

Cooperativa de carnes nobres de Alagoas recebe certificação nacional inédita

Foto: Divulgação

A Boi de Engenho, cooperativa alagoana especializada em carnes nobres, alcançou um marco histórico ao se tornar a primeira do estado a receber o prestigioso certificado do SISBI-POA – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Essa certificação, emitida por órgãos públicos, reconhece a qualidade e segurança alimentar dos produtos da cooperativa. Além disso, essa conquista inédita permitirá que a Boi de Engenho expanda suas vendas para além de Alagoas.

O certificado do SISBI será entregue pelo Governo do Estado em uma cerimônia no próximo dia 20, às 10h, no Palácio do Governo. Nesta segunda-feira, as secretarias de Agricultura e da Indústria, Desenvolvimento, Comércio e Serviços do estado, além da Adeal e Sebrae, estiveram na fábrica da Boi de Engenho conhecendo as instalações. Para Filipe Tenório, um dos sócios da cooperativa, este é um importante marco alcançado pela pecuária alagoana.

“A autorização do SISBI para que a Boi de Engenho atue em outros estados levará uma marca 100% alagoana para as mesas de consumidores em todo o país. Além de ser motivo de orgulho, isso também gerará empregos e oportunidades para os alagoanos”, destaca Filipe.

Fundada em 2016 por um grupo de pecuaristas, a cooperativa tem como objetivo levar a excelência dos animais criados nas fazendas alagoanas até a mesa dos consumidores. Para isso, os animais são alimentados com pasto, seguindo práticas sustentáveis que resultam em baixas emissões de carbono. O resultado é uma carne mais macia, com sabor diferenciado e altamente nutritiva.

Slide 1
Slide 2
Foto: Divulgação

“A partir desse propósito, começamos a fornecer para um supermercado que realizava o corte e comercialização para o consumidor final. Com o tempo, percebemos que a demanda por nossos cortes só aumentava, o que nos levou a construir uma indústria de Beneficiamento de Carnes. Esse sonho começou em 2020 e se concretizou em 2022, quando a fábrica começou a operar e passamos a comercializar nossos produtos diretamente ao público”, destaca Filipe.

Atualmente, a cooperativa oferece uma variedade de mais de 50 cortes, linguiças e hambúrgueres premium, destinados tanto para churrascos quanto para o consumo diário. “São cortes nobres que permitem que a qualidade presente nas fazendas chegue às mesas dos consumidores, transformando as refeições e churrascos em experiências marcantes, repletas de maciez e sabor”, enfatiza Filipe.

Foto: Assessoria

Recentemente, a Boi de Engenho também fechou parceria com a Brazil Beef Quality, uma startup especializada na classificação e certificação de carnes, com o apoio da renomada Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo). Com esta parceria, haverá maior garantia e padronização da qualidade dos produtos, o que leva aos consumidores uma melhor experiência vivenciada.

“Estamos saindo na frente sendo a primeira indústria de carnes do Nordeste a ser certificada pela Brazil Beef Quality. Com este passo, estamos caminhando para a excelência em carnes premium não só em Alagoas. É a pecuária alagoana que vai ganhando espaço com produtos de qualidade e segurança alimentar”, finaliza.

Fonte: Assessoria

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *