sexta-feira 19 de abril de 2024

Mesmo reeleito, nomeação de reitor da Ufal depende do presidente Lula

3 de agosto de 2023 10:34 por Thania Valença

Tonholo e Eliane foram reeleitos na Ufal | Assessoria

O professor Josealdo Tonholo e a professora Eliane Cavalvante foram reeleitos para o cargo de reitor e vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Se tiverem os nomes aprovados pelo presidente da República, a nova gestão da Ufal tomará posse em janeiro do ano que vem para dirigir a Universidade de 2024 a 2028. O resultado da eleição, que garantiu a Tonholo e Eliane 74% dos votos, foi divulgado na sala do Conselho Universitário (Consuni), por volta das 21h20 desta quarta-feira, 2.

Reeleitos, Tonholo e Eliane terão seus nomes como primeira opção da lista tríplice a ser encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Cabe ao presidente a nomeação do reitor diante da lista remetida pelo Consuni da Ufal.

Conforme o decreto nº 1.916, de 23 de maio de 1996, os reitores de universidades federais são nomeados pelo presidente da República com base em lista tríplice com os nomes indicados pelas próprias instituições.

Em declarações recentes, o presidente afirmou que vai respeitar os resultados das eleições nas universidades, nomeando sempre o primeiro colocado nas consultas às comunidades.

Os integrantes da chapa 2 Avança Ufal receberam 1.293 votos de professores, 1.180 de técnicos e 3.923 dos estudantes. Ao todo, 10.161 membros da comunidade da Ufal votaram na consulta. A chapa 1, encabeçada pela professora Rita Souto Maior e pelo professor João Araújo, alcançou 26% dos votos, sendo 327 de docentes, 158 de técnicos e 3.280 de discentes.

“Esta foi a vitória da democracia, do respeito, do diálogo e do reconhecimento de uma gestão que, de mãos dadas com estudantes, técnicos e docentes, conseguiu fazer a Ufal avançar mesmo frente a dificuldades como a pandemia e os cortes orçamentários. Quero agradecer a toda a comunidade da Ufal e quero dizer que seguiremos avançando, respeitando todas as pessoas e desenvolvendo nossa instituição na capital e no interior. De minha parte seguirei dedicando minha vida à Ufal e a Alagoas, retribuindo com meu trabalho e com minha devoção todo o amor que Alagoas e a Ufal me ofertaram e me ofertam”, afirmou o reitor reeleito.

Ao se manifestar, a professora Eliane destacou a superação de “obstáculos nunca antes vivenciados em nossa Universidade”. Segunda ela, a chapa vitoriosa pregou a união de professores, técnicos e discentes. “Além do debate ético e transparente sobre o que fizemos e o que vamos fazer em benefício de toda nossa comunidade acadêmica. Todos nós, por meio do trabalho coletivo de nossa comunidade, avançamos muito. E, agora, neste novo ciclo de gestão, vamos avançar ainda mais” – disse a vice-reitora.

A eleição, ou processo de consulta, foi organizado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e o Diretório Central dos Estudantes da Ufal (DCE – Quilombo dos Palmares).

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

3 de agosto de 2023 10:34 por Thania Valença Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

3 de agosto de 2023 10:34 por Thania Valença O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

3 de agosto de 2023 10:34 por Thania Valença Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

3 de agosto de 2023 10:34 por Thania Valença A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

3 de agosto de 2023 10:34 por Thania Valença A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

3 de agosto de 2023 10:34 por Thania Valença A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

3 de agosto de 2023 10:34 por Thania Valença Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

3 de agosto de 2023 10:34 por Thania Valença A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *