Por Barbara Demorov, da Veja São Paulo
Quem foi criança na década de 1980 certamente sentirá seu baú de memórias revirado com o documentário A Superfantástica História do Balão, disponível no Star+.
Ao longo de três episódios, empresários, fãs famosos (como o ator Lázaro Ramos), músicos e parentes dos integrantes comentam a trajetória do Balão Mágico, fenômeno responsável pela vendas de milhões de discos, shows lotados e audiência massiva na TV.
As estrelas, como não poderia deixar de ser, são os quatro membros da formação clássica do conjunto infantil: Simony, Tob, Mike e Jairzinho, que aparecem em imagens de arquivo, mas também em entrevistas individuais e num emocionante reencontro.
Ficam evidentes as diferentes personalidades entre eles. Simony é a estrela nata, vinda de uma família já experiente no mundo artístico. Mike é o fanfarrão desbocado, filho de um famigerado criminoso inglês. Jairzinho é boa praça sorridente e generoso. Já Tob, o mais tímido do quarteto, lida até hoje com alguns traumas adquiridos durante o período da fama.
A superexposição na mídia, a falta de convivência com outras crianças e o grau de exigência crescente visando o lucro dos adultos envolvidos são algumas das polêmicas abordadas, ainda que brevemente. Apesar delas, fala mais alto o clima de nostalgia e as boas lembranças nos corações do grupo e de seus admiradores.