sexta-feira 22 de setembro de 2023

Margareth Menezes receberá Medalha Tiradentes concedida pela Alerj

Cantora baiana é a primeira mulher a assumir a pasta e a primeira mulher negra a ser indicada ministra de Estado
Margareth Menezes é apontada como referências para os novos artistas do axé-music, afropop e samba-reggae | José de Holanda/Divulgação

Por Brasil de Fato

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou a concessão da Medalha Tiradentes para a cantora baiana Margareth Menezes, atual ministra da Cultura do Brasil. A maior honraria concedida pela casa legislativa foi aprovada em discussão única na última semana.

O projeto é assinado pela deputada Verônica Lima (PT), que preside a Comissão de Cultura da Alerj. No texto do projeto, a parlamentar destaca a trajetória de Margareth e seu legado de contribuições à cultura como símbolo de potência vocal e social no universo afro-pop-brasileiro.

Soteropolitana, Margareth Menezes tem quase quatro décadas de carreira como cantora, com milhares de cópias vendidas e indicações ao Grammy e ao Grammy Latino. Ela é também fundadora e presidente da ONG Fábrica Cultural, de incentivo ao empreendedorismo e ao fortalecimento cultural na Bahia.

Para Verônica Lima, a honraria reconhece o pioneirismo da primeira mulher negra no mais alto posto da gestão cultural no país. “Aprovar a entrega da Medalha Tiradentes para a Ministra Margareth Menezes é reconhecer uma trajetória brilhante como artista, ativista e gestora. Uma mulher negra pioneira, talentosa e dedicada a transformar a sociedade”, comenta a parlamentar.

A deputada afirma que a volta do Ministério da Cultura no governo Lula (PT) sob o comando de Margareth Menezes tem promovido a retomada do setor após anos de desmonte. “Estão ocorrendo várias promoções de políticas públicas de fomento e valorização dos fazedores e fazedoras de cultura”, completa.

Biografia

Margareth Menezes da Purificação Costa nasceu em 13 de outubro de 1962, em Boa Viagem, Salvador (BA). É a filha mais velha de Dona Diva, uma costureira e doceira que veio da Ilha de Maré, e do motorista Adelício Soares da Purificação, falecido em março de 2009.

Em 1987, gravou o seu primeiro sucesso ao lado de Djalma de Oliveira, “Faraó (Divindade do Egito)”, vendendo mais de cem mil cópias. Menezes deu início a sua carreira bem-sucedida, lançando 14 álbuns, sendo que dois desses, “Ellegibô” e “Kindala”, alcançaram o topo da Billboard World Albums, enquanto “Pra Você” e “Brasileira Ao Vivo: Uma Homenagem Ao Samba-Reggae”, receberam indicações ao Grammy.

Durante toda a carreira, grandes publicações referem-se a Margareth Menezes como uma referências para os novos artistas do axé-music, afropop e samba-reggae, bem como da música popular brasileira. Todos os anos, a cantora leva seu trio elétrico, um dos mais tradicionais, às ruas de Salvador.

Margareth aceitou o convite para compor a equipe ministerial do novo governo, assumindo a partir de 1° de janeiro de 2023 a pasta do recriado Ministério da Cultura, sendo a primeira mulher a assumir a pasta e a primeira mulher negra a ser indicada ministra de Estado.

Mais lidas

Paulão e reitor do Ifal discutem em ministério solução para a aposentados e pensionistas

O deputado federal Paulão (PT) reuniu-se com o secretário de Gestão de Pessoas e

Penedo é selecionada para concorrer uma vaga na Rede de Cidades Criativas da Unesco

O município de Penedo, localizado ao sul do estado, às margens do Rio São

Funcionamento da Justiça Federal será exclusivamente remoto nesta sexta-feira (23)

O atendimento da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) nesta sexta-feira, 23, véspera do feriado

Protesto: servidores da Justiça Federal de Alagoas paralisam atividades nos dias 13 e 14 de

Os servidores da Justiça Federal de Alagoas vão paralisar os serviços jurisdicionais nos dias

Reforma tributária e indicação de Zanin movimentam semana no Congresso

Por Wellton Máximo, da Agência Brasil Numa semana mais curta por causa do feriado

CBHSF convoca manifestação contra esvaziamento do Ministério do Meio Ambiente

O Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) denunca que, se for aprovada,

Itec inicia pesquisa de satisfação com órgãos do Estado

A equipe da Superintendência de Prospecção e Relacionamentos e Negócios do Instituto de Tecnologia

Festival da Massa acontece neste final de semana no Jaraguá

Maceió está prestes a receber seu tão aguardado festival de reggae, o Festival da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *