O professor Cláudio Sampaio, docente dos cursos de Engenharia de Pesca e Biologia da Unidade Educacional Penedo, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), participou da Oficina de Planejamento do 2º Ciclo do Plano de Ação nacional para Conservação de Tubarões e Raias Marinhos Ameaçados de Extinção (PAN Tubarões).
A atividade aconteceu na última semana de outubro, e foi organizada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (CEPSUL/ICMBio) na cidade de Itajaí/SC, reunindo dezenas de representantes de pescadores artesanais, industriais, gestores públicos, ONGs, pesquisadores, centros e institutos de pesquisa de todo o Brasil.
“Depois de uma semana de muitas discussões e trocas de experiências, foram definidas ações para a conservação de tubarões e arraias ameaçadas de extinção, onde fui novamente indicado para compor o Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) para o 2º ciclo do PAN Tubarões”, destacou.
Segundo o professor, que também participou ativamente do 1º Ciclo do PAN Tubarões, inclusive realizando uma oficina de monitoria do PAN Tubarões em Penedo, durante a Reunião da Sociedade Brasileira para Estudos dos Elasmobrânquios (SBEEL) em 2016. O 1º ciclo do PAN Tubarões gerou muitas ações de conservação, apresentadas no livro do PAN Tubarões que pode ser baixado no link.
O professor Cláudio Sampaio além de ministrar aulas na graduação e na especialização em Gestão e Meio Ambiente na Ufal Penedo, também orienta no Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (PPG DIBICT), coordena o Laboratório de Ictiologia e Conservação (LIC-Ufal) e o Projeto Meros do Brasil em Alagoas, faz parte do conselho da Sociedade Brasileira para Estudos dos Elasmobrânquios (SBEEL), conselheiro da APA Costa dos Corais, Resex Marinha Juquiá da Praia.
Fonte: Assessoria