sábado 20 de abril de 2024

Toroca: A Vida Dedicada ao Voleibol Brasileiro

Confesso que, nesses tempos de insensibilidade e pouca valorização da história, essa ideia me fez lembrar momentos importantes da minha vida e do voleibol alagoano

9 de novembro de 2023 3:19 por Da Redação

 

Toroca e tenente Madalena com outros treinadores

Toroca, como ficou conhecido nacionalmente o penedense Walter Pitombo Laranjeiras [1933-2023], desde a juventude se dedicou à prática esportiva jogando nos campos de barro, nas areias das praias de Maceió e nas quadras voleibol, basquete e futebol.

Os esportes o atraíam de tal forma que jogava todos os dias. Mas foi o voleibol a sua paixão arrebatadora, na qual se realizou como jogador, técnico e dirigente. O Clube de Regatas Brasil (CRB) foi o time que torceu, jogou e foi dirigente.

O prefácio do livro História do Voleibol Alagoano do historiador Geraldo de Majella foi feito por Toroca em novembro de 2022, publicaremos algumas partes.

[…] Confesso que, nesses tempos de insensibilidade e pouca valorização da história, essa ideia me fez lembrar momentos importantes da minha vida e do voleibol alagoano. São recordações maravilhosas de várias épocas em que vivi dentro das quadras como jogador e também como treinador. Essa passagem não foi curta, me dei conta de que por mais de setenta anos estive e ainda estou vivendo e sentindo o voleibol pulsar em minhas veias.

[…] Os esportes, de um modo geral, me emocionam, mas, é o voleibol o que melhor respiro e amo. Imediatamente, sugeri ao Gustavo (Gustavo Laranjeiras, filho do Toroca) que apoiasse e iniciasse o processo de elaboração desta obra. Várias reuniões foram realizadas com o objetivo de planejar o livro. Gustavo, Flávio Doria (Tutinha), Geraldo Lessa e Sérgio Doria, todos ex-jogadores, montaram o planejamento e executaram o projeto. Fui surpreendido pela emoção de ver a ideia ir se transformando em realidade concreta e, sinceramente, gostaria de ter participado mais ativamente.

Toroca com ex-atletas no dia do seu aniversário

[…] As entrevistas com o historiador Geraldo de Majella, autor do livro, foram oportunidades nas quais fiz uma retrospectiva das minhas atividades desde quando era atleta, treinador e dirigente estadual e nacional. Muitas lembranças adormecidas em minha memória até pareciam ter sido recentes, como se estivesse numa sala de cinema assistindo um longa-metragem em que os atores, meus conhecidos, se aproximavam para comentar cada jogo e comemorar as conquistas.

[…] O livro é o instrumento que contribuirá para a perpetuação de um sonho onde foram sendo lastreadas belas histórias de transformações sociais, culturais, políticas e esportivas. O esporte é, também, um meio que influencia a sociedade e contribui na formação de cidadãos.

[…] A leitura dará uma ideia do conjunto do que se vivenciou para manter o voleibol alagoano com o elevado nível de competitividade nos âmbitos local, regional e nacional. A viagem através do tempo, resgatada pela memória de dezenas de participantes do que pode ser denominada de “saga do voleibol” em Alagoas.

[…] Os leitores terão a oportunidade de conhecer várias facetas da nossa sociedade e como o voleibol se estruturou ao longo de décadas. Esses registros impactarão, tenho certeza, naqueles que vivenciaram anos de suas juventudes nas quadras.

Serviço:
Lançamento do Livro – “A História do Voleibol Alagoano”, por Geraldo de Majella
Local: Restaurante Filé do Zezé (Jatiúca)
Dia: 11 de novembro de 2023
Hora: 14h

Contato Assessoria:
Alexandre Câmara
Fone e Whats: (82) 99951-6933

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

9 de novembro de 2023 3:19 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

9 de novembro de 2023 3:19 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

9 de novembro de 2023 3:19 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

9 de novembro de 2023 3:19 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

9 de novembro de 2023 3:19 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

9 de novembro de 2023 3:19 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

9 de novembro de 2023 3:19 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

9 de novembro de 2023 3:19 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *