sábado 20 de abril de 2024

Cooperativas da agricultura familiar contribuem para o combate à insegurança alimentar em Alagoas

Atualmente, mais de 100 empreendimentos estão registrados e ativos, produzindo alimentos saudáveis para toda população

1 de dezembro de 2023 11:37 por Da Redação

Sedics tem como compromisso fortalecer o cooperativismo da agricultura familiar | Ascom Sedics

O Governo de Alagoas está trabalhando para fortalecer o cooperativismo da agricultura familiar, como parte das ações para combater a fome no estado. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) conta com um termo de fomento, em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), que permite promover os produtos das cooperativas de agricultura familiar e ajudar na formação e qualificação dos cooperados.

Com mais de 100 cooperativas da agricultura familiar registradas e ativas, distribuídas por todas as regiões do estado, os cooperados são responsáveis pela produção de alimentos saudáveis que chegam à mesa da população.

A secretária Alice Beltrão destacou que a Sedics tem como compromisso fortalecer o cooperativismo da agricultura familiar para que ele seja um aliado importante e estratégico no enfrentamento à questão da fome no estado de Alagoas. “Temos trabalhado muito para fortalecer o segmento cooperativista. Essa valorização tem feito com que os produtores se aproximem mais das políticas públicas do Estado”, destaca.

De acordo com o secretário Executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, as cooperativas têm papel importante no plano Brasil Sem Fome, do Governo Federal. “São diversos contratos para o fornecimento de produtos da economia solidária para várias regiões do estado. Essas compras acontecem através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”.

Ao todo, segundo Adalberon, Alagoas conta com mais de 74 cooperativas e empreendimentos de economia solidária ligados à agricultura familiar, com mais de 7 mil agricultores, que estão participando do plano, com contratos que somam mais de R$ 20 milhões na disponibilização de alimentos para combater a insegurança alimentar.

“As cooperativas de agricultura potencializam a manutenção do homem no campo, as estratégias de produção e de comercialização, fazendo chegar até a mesa de todos os produtos da agricultura familiar e do ramo agropecuário”, destaca o secretário.

O secretário destaca também que a distribuição das cooperativas, do litoral ao sertão, de norte a sul, garante a produção de alimentos para toda população. “Elas cumprem o papel de levar alimentos para as políticas públicas e também para o mercado privado convencional. E, com o apoio do Governo do Estado, podem fazer ainda mais na luta para o enfrentamento a essa questão da fome e da insegurança alimentar”.

Nessa quinta-feira (30), o governador Paulo Dantas recebeu o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, para o lançamento da Caravana Brasil Sem Fome. Durante o encontro, foram feitos anúncios do Governo Federal sobre as novas ações integradas para promoção da Segurança Alimentar e Nutricional e do Combate à Fome no estado.

Fonte: Agência Alagoas

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

1 de dezembro de 2023 11:37 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

1 de dezembro de 2023 11:37 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

1 de dezembro de 2023 11:37 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

1 de dezembro de 2023 11:37 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

1 de dezembro de 2023 11:37 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

1 de dezembro de 2023 11:37 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

1 de dezembro de 2023 11:37 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

1 de dezembro de 2023 11:37 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *