sábado 23 de novembro de 2024

Jornalista lança livro contando história da Mestra Dudé, ícone do folclore em Maragogi

Dudé, falecida em 2022, foi brincante do Samba de Matuto e Mestra de Pastoril e Lapinha, tendo desempenhado papel ativo nesses folguedos por toda a vida
Reprodução

No dia 15 dezembro (sexta-feira), às 19h, a jornalista e historiadora Ismélia Tavares estará na Sandubaria Kero Mais lançando o livro “Lapinha da Mestra Dudé: Ópera popular entre a prática e o esquecimento”.

O livro, que tem origem no texto de sua monografia escrita durante o curso de Comunicação Social na Faculdade Integrada Tiradentes (atual Unima), versa sobre o folguedo da lapinha na vila da Barra Grande, município de Maragogi-AL, a partir da memória de sua última reminiscente: Maria José Ferreira, conhecida como Mestra Dudé.

Dudé, falecida em 2022, foi brincante do Samba de Matuto e Mestra de Pastoril e Lapinha, tendo desempenhado papel ativo nesses folguedos por toda a vida. Foi a singularidade da Lapinha e a eloquência de Dudé ao falar do folguedo que chamou atenção de Ismélia Tavares, resultando no presente livro. A edição foi organizada de maneira totalmente independente pela autora, incluindo o financiamento de sua publicação.

O evento de lançamento abrirá com a exibição de um vídeo inédito de uma entrevista de Dudé, concedida à autora no ano de 2011, seguido de sessão de autógrafos. com a apresentação de Poesia Musicada no Pandeiro seguido da curadoria musical do Dj Goodson. O evento é gratuito.

Sobre Ismélia Tavares

Fluminense de Varre-Sai e radicada desde 1998 em Alagoas, Ismélia Tavares (1961-) tem uma trajetória profissional heterodoxa como operária industrial, garçonete, gerente de restaurante, musicista, gestora cultural, produtora audiovisual e com formação acadêmica em Jornalismo e História.

Seus anos passados na cidade de Maragogi (1998-2004), foram de intensa atividade cultural, fundando um coral para jovens de baixa-renda e, no papel de gestora cultural à frente da Secretaria de Cultura do município, tendo papel fundamental na retomada e estruturação de várias manifestações folclóricas tradicionais, em especial o Samba do Matuto.

Foi no contato com os membros desse grupo que Ismélia conheceu Maria José Ferreira (1947-2022), a Mestra Dudé, última reminiscente do folguedo da Lapinha na vila da Barra Grande, com quem empreendeu uma profunda amizade resultando no livro “Lapinha da Mestra Dudé”, onde a autora elabora uma mistura criativa entre reportagem, autobiografia e ensaio social de valor etnográfico, ao combinar sua voz com a de Dudé, produzindo um registro cênico e musical do folguedo da Lapinha.

Ismélia é também autora de “Mulheres em Guerrilha”, pesquisa histórica minuciosa sobre a participação feminina na Guerra dos Cabanos, ocorrida no norte de Alagoas na primeira metade do século XIX. Atualmente se dedica a escrever suas memórias ao lado do escritor Dirceu Lindoso (1932-2019), com quem conviveu durante trinta anos.

Serviço

Lançamento do livro “Lapinha da Mestra Dudé: Ópera popular entre a prática e o esquecimento”

Data: 15/12/2023

Horário: 19h

Local: Sandubaria Kero Mais, Travessa Calabar, 30 – Prado (próximo a praça da faculdade).

 

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *