O portal Jornal de Alagoas publicou, na quarta-feira (14), uma reportagem com documentação que comprova a negligência por parte da prefeitura de Maceió com a educação infantil, além de um desperdício de dinheiro público.
Há um ano, a administração do prefeito JHC (PL) locou um prédio na Avenida José Camelo de Freitas, nº 595, no bairro Cidade Universitária, onde deveria funcionar uma escola de educação infantil para atender os alunos de uma creche próxima. A Escola Cicera Valentim, no entanto, permanece fechada.
O portal apurou que a prefeitura de Maceió firmou contrato mensal de R$ 17 mil, totalizando R$ 204.000 ao longo de 12 meses. “Esse investimento considerável de recursos públicos em uma estrutura educacional inativa é uma afronta aos moradores que depositaram sua confiança na promessa de melhorias na educação infantil”, frisa o Jornal de Alagoas.
Leia o contrato:
Estrutura ociosa
O prédio alugado e não utilizado pela prefeitura é equipado com seis salas de aula, refeitório, cozinha ampla, sala dos professores, secretaria, sala de direção, sala de coordenação e pátio coberto. A criação da Escola Cicera Valentim já havia sido aprovada pelo Conselho Municipal de Educação (Comed) e um diretor havia sido designado para assumir suas funções. O espaço atenderia a 240 alunos por turno e conta com espaço para expansão.
O morador do Benedito Bentes identificado apenas como Ilenildo compartilhou suas preocupações com o descaso. “Crianças sem acesso à educação, sendo obrigadas a se deslocar para outras localidades. A escola foi construída há um ano, e as mães continuam esperando por um futuro melhor para seus filhos, enquanto o espaço permanece fechado. Nenhuma solução é encontrada. JHC não faz nada”, lamentou.