8 de março de 2024 6:22 por Da Redação
“O MDB tem um problema pra eleição em Maceió. É o excesso de bons nomes. Escolher entre eles é a nossa dificuldade” – reagiu o ministro dos Transportes, senador licenciado Renan Filho, na manhã desta sexta-feira, 8, momentos depois de deixar a convenção do partido. Indagado sobre a debandada de vereadores e prefeitos emedebistas e aliados, para partidos adversários, o ministro foi taxativo.
Para ele, essas mudanças são naturais, inerentes ao processo político.
“A questão partidária, de legenda, sempre respeita a circunstância eleitoral. Mas o fato é que o MDB é o maior partido de Alagoas, tem o maior número de vereadores, de prefeitos, de deputados estaduais, dois deputados federais, dois senadores e o governador do Estado” – afirmou Renan Filho.
Sobre a disputa pela Prefeitura de Maceió, o ministro se mostrou ainda mais confiante. “Vamos disputar as vagas na Câmara de Vereadores e a Prefeitura com chances de vitória” – disse ele.
Indagado sobre avaliações que dão como certa a reeleição do atual prefeito, João Henrique Caldas, o JHC (PL), o ministro Renan Filho aproveitou para pontuar sua oposição ao grupo ligado ao deputado federal Arthur Lira (PP).
“Acho que Maceió precisa resolver seus problemas, que estão sendo escanteados. Nossa capital passa por problemas graves, que precisam ser discutidos com profundidade. O MDB vai apresentar um projeto pra capital e discutir esses problemas” – afirmou.
Na entrevista ao 082notícias, o ministro deu o tom da campanha que o MDB fará, para chegar à Prefeitura da capital. “No ambiente democrático, a gente tem condição de alertar o cidadão, de discutir com ele qual o melhor caminho para a cidade. É isso que vamos fazer. Certamente temos chances na eleição” – pontuou o ex-governador de Alagoas.
Ele admitiu que a reeleição é um sério obstáculo no processo, mas disse acreditar que será superado. “Em Maceió nunca um prefeito perdeu a reeleição, até agora. Mas quem reúne as condições de disputar com serviços prestados, com um estilo de trabalhar muito diferente do quem vem sendo feito na Prefeitura é o MDB. E nós apresentaremos uma proposta” – anunciou.
Nomes
Quantos ao candidato, Renan Filho destacou que seu partido “tem excesso de bons nomes”. Sem citar candidatos, ele revelou que os nomes serão analisados internamente.
“Ainda temos prazos, porque até as convenções a gente pode ter um ou outro caminho. Mas garanto que, em breve apresentaremos um nome, que tem capacidade de liderar esse projeto” – disse o ministro dos Transportes do Governo Lula.
Ele ainda ressaltou que, na eleição de 2020, o MDB conquistou o maior número de votos no primeiro turno em Maceió. “No segundo turno houve outro eleito, mas tivemos um resultado importante. Em seguida vencemos o governo, vencemos para presidente da República, apoiando o presidente Lula, e conquistamos duas das três vagas para o Senado. Vencemos três eleições majoritárias. Isso é muito relevante” – concluiu Renan Filho.
A avaliação do ministro, que participou da solenidade de inauguração da nova fábrica da Copra, que tem o coco como matéria-prima, agora no município de Murici, é que seu partido sairá das eleições municipais deste ano com a mesma força conquistada nos processos anteriores.