segunda-feira 2 de dezembro de 2024

Pistoleiro de MG foragido há 20 anos foi eleito suplente de vereador em Alagoas

Suspeito foi preso no interior do estado nordestino nesta quarta-feira (3), durante operação do Ministério Público de Minas Gerais
Suspeito foi detido na cidade de Piranhas (AL), onde chegou a ser eleito suplente de vereador — Foto: PREFEITURA DE PIRANHAS / DIVULGAÇÃO

Por José Vítor Camilo, do O Tempo

Um temido pistoleiro do Norte de Minas, que estava foragido há cerca de 20 anos, foi preso na quarta-feira (3 de abril) na cidade de Piranhas, no estado de Alagoas, pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O suspeito J.I.M.M., que não teve a idade divulgada, utilizava um nome falso na cidade do interior nordestino e chegou, inclusive, a ser eleito como suplente de vereador nas eleições de 2020.

Segundo o órgão, a prisão fez parte da sexta fase da operação “Beholders”, que foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Montes Claros em parceria com a Polícia Militar (PMMG) e o Gaeco de Alagoas. As equipes especializadas apoiavam a promotoria de Justiça de Monte Azul, município de 20 mil habitantes no Norte de Minas onde, em 2004, o suspeito teria cometido o homicídio que levou à sua condenação com penas que podem chegar a 30 anos de prisão.

O suspeito também já tinha sido condenado a 14 anos de reclusão por roubo qualificado registrado no município de Nanuque, no Vale do Mucuri. Além disso, ainda conforme o Ministério Público, o “pistoleiro” também tinha uma condenação anterior pela Justiça Militar, o que indica que o homem seria um ex-policial.

Homem era temido na região, diz MPMG

Ainda de acordo com o MPMG, na época do crime o suspeito era considerado um “temido pistoleiro” em várias regiões de Minas Gerais, tendo uma extensa ficha criminal, com homicídios tentados e consumados, roubos qualificados, lesões corporais, ameaça e rapto, entre outros registros criminais.

“Para se manter impune, em Piranhas, ele se apresentava com nome e documentação falsos, sendo inclusive eleito suplente de vereador nas eleições municipais de 2020. Após trabalho de inteligência com técnicas de investigação avançadas, a equipe do Gaeco de Montes Claros deslocou-se até a cidade de Piranhas, em Alagoas, e, em apoio à Polícia Militar daquele estado, foi possível localizar e prender o foragido”, detalhou o órgão de Justiça.

A reportagem de O Tempo tentou contato com a Câmara Municipal de Piranhas (AL), mas ninguém foi localizado para comentar a prisão do suplente pela Justiça mineira.

Suspeito deverá ser transferido para Minas

Depois da prisão na cidade nordestina, o MPMG agora entrará com uma solicitação para que o suspeito seja transferido. O objetivo é que ele responda pelos delitos na Justiça de Minas Gerais. Além disso, os promotores também alertarão as autoridades alagoanas para que seja apurada a utilização de documentos falsos pelo homem.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *