8 de abril de 2024 12:37 por Da Redação
Depois de registrar aumento de 24% no fluxo de desembarques em dezembro de 2023, na comparação com o mesmo período no ano anterior, o Aeroporto Zumbi dos Palmares enfrenta o risco de ser fechado. Notícia divulgada a pouco pelo Sindprev-AL, informa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai suspender as atividades no Aeroporto e também no Porto de Maceió a partir desse mês de abril.
A suspensão das atividades, que já acontece no período da noite, ocorrerá também nos finais de semana e feriados. A causa, diz o sindicato, é a falta de pessoal para fiscalização nas áreas de atuação da Anvisa.
O vice-presidente do Sindprev, Célio dos Santos , destacou a necessidade urgente de concurso público para portos, aeroportos e fronteiras, o chamado PAF, com a contratação imediata para as vagas que atualmente existem no órgão. Segundo ele, hoje em Alagoas a Anvisa conta somente com três fiscais para a fiscalização no Aeroporto Zumbi dos Palmares e no Porto de Maceió.
É responsabilidade da Anvisa garantir qualidade de vida por meio do controle dos riscos sanitários decorrentes de produtos, serviços, meio ambiente e processos de trabalho. Por ser função de Estado, a fiscalização da Agência não pode ser terceirizada.