quinta-feira 23 de maio de 2024

IBGE começa a vender mapa com Brasil no centro do mundo

Com perpectiva cartográfica inovadora, novo mapa causou alvoroço nas redes sociais nos últimos dias. Devido ao “grande sucesso”, IBGE decidiu disponibilizá-lo comercialmente
Foto: Divulgação

Por Tiago Pereira, da RBA

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou nessa terça-feira (16) a venda do mapa-múndi que tem o Brasil no centro do mundo. O novo mapa está disponível no formato A3 (42,0 x 29,7cm). Os interessados podem adquirir na loja virtual do IBGE, pelo valor de R$ 10, mais o custo do frete.

Os mapas-mundi que apresentam o território do Brasil no centro do mundo são uma das novidades do nova edição do Atlas Geográfico Escolar. Seu lançamento ocorreu na semana passada em evento na Casa G20, no Rio de Janeiro.

O IBGE classificou o lançamento do novo atlas como um “grande sucesso”. Desde então, por conta da inovação cartográfica com o Brasil no centro, o IBGE vem recebendo pedidos e consultas sobre a disponibilidade do mapa. Em função disso, decidiu iniciar a comercialização do mapa-mundi.

A representação cartográfica foi alvo de discussões acaloradas nas redes sociais nos últimos dias. Tradicionalistas ficaram chocados com a nova perspectiva que difere das representações tradicionais. Outros demonstraram entusiasmo pela adoção do Brasil no centro.

Slide 1
Slide 2

Polêmica cartográfica

Assim, em meio à polêmica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também utilizou as redes sociais para lembrar o óbvio – que “a Terra é redonda”. Ele foi o primeiro a receber o novo mapa, em audiência no dia 21 de março.

Todas as representações são válidas e, ao mesmo tempo, apresentam distorções. Ao mesmo tempo, os mapas – assim como outros símbolos nacionais – são projeção de poder. Sendo assim, atendem aos interesses e aos contextos históricos e sociais do momento.

Desse modo, além de trazer o Brasil no centro do mundo, o novo mapa-múndi destaca outras informações, como a área total do país – o quinto maior do planeta – e sua população total, com base no Censo 2022. Ressalta ainda que as áreas de conservação ocupam 19% da área territorial do país e 26,5% das áreas marinhas. Além disso, tem a maior biodivesidade do planeta, concentrando mais de 20% do total de espécies. E 44,8% da energia produzida no país é orinda de fontes renováveis.

Ao mesmo tempo, o mapa também traz em verde os demais 19 países que compõem o G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, além da União Europeia e União Africana. Neste ano, o Brasil ocupa a presidência rotativa do bloco. A Cúpula do G20, a reunião dos chefes de Estado e de governo do grupo, vai ocorrer nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.

 

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *