Por Victor Serra, do Diário do Rio
Carmen Miranda, um dos maiores ícones da música e do cinema brasileiros, teve uma vida repleta de aventuras e sucessos. Nascida em Portugal em 1909, veio para o Brasil com apenas 10 meses de vida, quando seu pai decidiu se mudar para o Rio de Janeiro em busca de melhores oportunidades durante a crise econômica que assolava Portugal na época. Ao longo de sua vida, a cantora fez um rodízio por vários bairros do Rio, antes e depois da fama, deixando sua marca em cada um deles.
Dentre os locais por onde Carmen Miranda passou, uma residência em especial que muitos desconhecem é a sua casa no Bairro do Fátima, localizada no alto da rua André Cavalcanti, quase na divisa com Santa Teresa. Na residência, Carmen viveu no início de sua carreira, antes de alcançar o estrelato. Ela se mudou com sua família para o imóvel em 1931. Logo depois, em 1934, a cantora foi rumo ao Catete, em uma nova residência.
Embora muitas das casas que abrigaram Carmen Miranda sejam conhecidas por muitos, a casa no Bairro do Fátima parece ter sido esquecida pela história. Atualmente, a casa apresenta um aspecto abandonado e negligenciado.
Apesar de ser uma propriedade privada atualmente, a casa permanece de pé, embora não esteja bem cuidada. Seu estado de deterioração é visível, com sinais de que está aos poucos se desfazendo. No entanto, sua arquitetura ainda remete a um pequeno palacete, com uma varanda de entrada, janelões e um jardim encantador, evidenciando o charme que o local um dia teve.