Por Redação RBA
Os paulistanos terão a oportunidade de rever uma experiência única que associa cinema, esporte e consciência ambiental. Na quinta-feira (25), o projeto BikeCine exibe Mussum, o filmis na quadra do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, no centro da capital (confira endereço abaixo).
A exibição ao ar livre (às 19h) será feita por energia limpa gerada por bicicletas, uma ideia que mobiliza o público para refletir sobre produção energética e preservação ambiental. A sessão será gratuita, mas é preciso reservar ingressos pelo e-mail producaocineb@brazucah.com.br.
O BikeCine é um projeto de cinema itinerante que funciona apenas com energia gerada pelas bicicletas e o público tem a opção de participar pedalando. São 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as ‘bikes’, totalizando 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas.
Também é possível colaborar pelo ‘pedal de mão’, ideal para diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior acessibilidade. O BikeCine contará com 200 cadeiras para os que não vão pedalar.
Sinopse
A cinebiografia brasileira tem base no livro Mussum – uma história de Humor e Samba, de Juliano Barreto.
A trama mostra a história real sobre a vida e trajetória de Antônio Carlos Bernardes Gomes, popularmente apelidado de Mussum, um garoto pobre, filho de empregada doméstica analfabeta e com passado militar, Mussum ficou conhecido por ter se tornado um dos maiores humoristas do Brasil.
Além de fundar o grupo musical “Os Originais do Samba”, ele encontrou seu caminho para a fama na televisão após se unir ao famoso quarteto “Os Trapalhões”.
Pipoca e camisetas
O evento terá distribuição gratuita de pipoca e sorteio de camisetas ao final para quem preencher o questionário de uma pesquisa no celular, acessada por QRcode.
Mais sobre o BikeCine
Toda energia gerada é consumida no momento, e quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida.
Um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se for preciso pedalar mais. Se baixar, os ciclistas são estimulados ou convidados ao revezamento durante as sessões.
Tecnologia também nas imagens
A exibição dos filmes no BikeCine é feita na tela inflável da Airscreen, equipamento com tecnologia de ponta, que oferece projeção de alta qualidade ao ar livre. Tudo para garantir a melhor experiência ao público.
Energia limpa que não emite poluentes e não causa impactos negativos à natureza, contribuindo para a sustentabilidade do planeta. Todo o sistema consome cerca de 2500 watts por hora, já cada ciclista gera 200 watts, em média.
Cinema que pensa no planeta e no bem-estar
Além da diversão, o BikeCine busca promover a consciência ambiental, pela utilização da energia sustentável participativa. O espectador é convidado a refletir sobre o uso e consumo energético, e as formas renováveis disponíveis. Incentiva ainda, a colaboração coletiva e o uso da bicicleta como meio de transporte não só para ir ao evento, mas também em seu deslocamento no dia a dia.
O projeto está circulando por mais de 30 cidades do interior de São Paulo, com programação variada de filmes para a família e sempre com entrada gratuita. Em maio, segue ainda para outros estados como Minas Gerais e Espírito Santo.
Sobre o CineB Solar
Criado em 2007, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, por meio de placas solares, a própria energia consumida nas sessões de cinema.
Já atingiu um público superior a 90 mil espectadores em mais de 700 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo.
A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CineB mais de 163 longas-metragens e 116 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.
Serviço
- Data e horário: Quinta-feira (25) às 19h
- Local: Quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo
- Endereço: Rua Tabatinguera, 192, Sé, Centro de SP- Metrô da Sé
- Capacidade: 200 lugares em cadeiras, 12 bikes fixas e 4 estações disponíveis para o público acoplar a própria bicicleta.
- Entrada gratuita