domingo 8 de setembro de 2024

Subindo a Régua

7 de maio de 2024 9:42 por Mácleim Carneiro

 

Cortesia

Ultimamente, tem ocorrido uma onda de shows comemorativos à longevidade de carreiras artísticas e até carreiras fonográficas. Claro, no aquário temos os nossos efeméricos artistas, que adoram essa onda datada. Porém, o grupo vocal Flor de Mandacaru foi além do próprio umbigo e fez do belíssimo e emocionante show ‘Cantam Marias e Clarices’ um admirável espetáculo de resistência e consciência democrática, apontando, por meio de um vigoroso repertório e detalhes significativos ao todo do espetáculo, as feridas abertas pela ditadura militar, que ainda não estão cicatrizadas, apesar de 60 anos do fatídico golpe civil-militar, que mergulhou esse país solar em mais de 20 anos de obscuridade, torturas, mortes e truculências.

Cleane Cavalcante, Denise dos Anjos, Maria Costa, Rosiana Soares e Wedna Miranda são as pétalas que dão luz e vida ao Flor de Mandacaru. São, ao mesmo tempo, resistência e resiliência necessárias ao propósito de subir a régua sensorial e cognitiva, cuja mediocridade generalizada insiste em baixar e estabelecer. Conheci o grupo em 2018 no show ‘Mães da Canção’, outro belo espetáculo conceitual, que já apontava a linha de atuação do grupo, onde pesquisa musical e substanciosas opiniões norteiam o resultado do que será ofertado ao público.

Cortesia

Empoderamento Feminino

Alicerçadas por uma banda impecável, sob a direção musical e arranjos do competentíssimo Félix Baigon, o Flor de Mandacaru, do alto do seu empoderamento feminino, artístico e musical, realizou em ‘Cantam Marias e Clarices’ um espetáculo inesquecível, catalizador de lembranças, sentimentos e emoções, que transformaram o palco do Teatro Deodoro – sem adornos cênicos desnecessários – num espaço sincrético, para o amalgama de várias expressões artísticas, políticas, históricas e culturais.

Tendo como base um repertório repleto de clássicos do cancioneiro brasileiro, que em momentos cruciais da nossa história política tornaram-se hinos de resistência e luta, as interpretações coletivas e individuais dessas belas mulheres do Flor de Mandacaru foram por vezes viscerais e orgânicas, outras tantas compenetradas e atentas, porém, jamais contidas por questões técnicas ou algo que o valha. Ressalte-se, ainda, os arranjos fidelíssimos à originalidade das canções de alguns dos maiores compositores desse país, como Chico Buarque, João Bosco e Aldir Blanc, Belchior, Gonzaguinha, Raul Seixas, Ivan Lins e Victor Martins, Edu Lobo, Gilberto Gil, Sergio Sampaio, Caetano Veloso, que conferiram ao espetáculo profissionalismo e absoluto respeito às obras imortais.

Particularmente, fiquei muito feliz em perceber que as meninas do Flor de Mandacaru, ao longo da trajetória e existência do grupo, têm evoluído e galgado patamares do aprimoramento técnico, artístico e vocal, num caminho auspicioso, onde a cada novo espetáculo criam uma nova expectativa para o porvir e a certeza de que continuarão a cantar por todas as Marias e Clarices desse país.

No +, MÚSICABOAEMSUAVIDA!!!!

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