9 de maio de 2024 9:57 por Da Redação
Marcada para amanhã, 10, a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Maceió será um acontecimento político histórico. O presidente vai reunir, no mesmo palanque, os dois principais adversários políticos alagoanos, um no comando do governo do Estado e outro na Prefeitura da capital.
Será momento do encontro entre os grupos do deputado federal Arthur Lira (PL/AL), presidente da Câmara dos Deputados, e dos senadores Renan Calheiros (PMDB/AL) e Renan Filho (PMDB/AL) que, licenciado comanda o Ministério dos Transportes.
Eles vão se encontrar às 10h, momento em que o presidente Lula participa da solenidade de entrega de 900 novos apartamentos do Residencial Vilas do Mundaú (conjunto Parque da Lagoa), no bairro Vergel do Lago, em Maceió.
Dono da casa, filiado ao PL de Jair Bolsonaro e aliado de Arthur Lira, portanto adversário dos Calheiros, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, será o anfitrião do histórico momento político.
O Residencial Vilas do Mundaú foi executado pela Prefeitura Municipal, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), beneficiando a população mais carente da capital. O MCMV é um programa de habitação criado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em março de 2009.
Destinado a famílias com renda até R$ 1,8 mil, e com facilidade de acesso para famílias cuja renda chegue até R$ 9 mil, o programa foi extinto em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro, de quem Arthur Lira e JHC são aliados, e recriado em 2023 com a volta de Lula ao governo, com o apoio de Renan Calheiros e Renan Filho.
A agenda do presidente Lula em Alagoas começa hoje, 9, com a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para dar início às obras de construção do Trecho V do Canal do Sertão Alagoano, com as presenças dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Renan Filho (Transportes) e do governador de Alagoas, Paulo Dantas.