sexta-feira 14 de junho de 2024

Estudantes do “Daqui pra o mundo” embarcam para a Inglaterra nesta quinta-feira (16)

Durante quatro semanas de intercâmbio inteiramente custeado pelo Governo de Alagoas, 50 alunos da rede estadual vão estudar a língua inglesa e conhecer uma nova cultura
Intercambistas embarcam rumo a Londres nesta quinta-feira (16) | Edvan Ferreira/Agência Alagoas e Thiago Athaíde

Chegou o grande dia. Nesta quinta-feira (16), os 50 estudantes da rede estadual de ensino selecionados na primeira edição do programa de intercâmbio do Governo de Alagoas, o “Daqui pra o Mundo”, vão iniciar uma viagem inesquecível. O embarque no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares está marcado para as 13h35, horário local, com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) já tendo assegurado todas as condições para que os alunos tenham uma experiência enriquecedora na Inglaterra.

Antes de chegar ao destino final, os estudantes farão uma parada no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para a troca de aeronave. A chegada na “terra da rainha” está prevista para as 15h do dia 17 de maio. Durante as quatro semanas de intercâmbio, todos os estudantes contarão com o apoio de monitores da Seduc. Já o governador Paulo Dantas e a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, também seguirão viagem para Londres, onde acompanharão os primeiros dias de atividades.

“É um momento histórico. Pela primeira vez, estudantes da rede pública estadual poderão não só aprender a língua inglesa, mas também conhecer uma nova cultura, e com tudo pago pelo Governo de Alagoas. Serão dias de muito aprendizado, e estamos certos de que essa imersão vai transformar a vida desses jovens. Isso nos enche de orgulho. Afinal, o programa reflete o compromisso do nosso governador em proporcionar um futuro de oportunidades para todos”, avalia a secretária Roseane Vasconcelos.

Em terras inglesas, os estudantes vão se dividir em grupos, que irão para quatro cidades diferentes – Oxford, Cambridge, Canterbury e Brighton -, além da capital, Londres. Cada intercambista será acolhido por uma host family, família nativa que hospeda estudantes do exterior em sua residência. Todos também receberão chips telefônicos para se comunicarem entre si e com os familiares no Brasil. Eles também já estão com cartões que serão recarregados, semanalmente, com valores que lhes permitam custear despesas diárias, a exemplo da alimentação.

Mês passado, em cerimônia no Palácio República dos Palmares, em Maceió, cada estudante recebeu um kit contendo mala de bordo, camisa, moleton, squeeze, entre outros itens a serem utilizados durante a viagem. Os alunos também contaram com todo o auxílio necessário à emissão dos passaportes, passando, ainda, por exames médicos realizados na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), para que todos estivessem clinicamente aptos à viagem.

O programa

Idealizado pelo governador Paulo Dantas e instituído por meio da Lei nº 8.783, de 22 dezembro de 2022, o “Daqui pra o Mundo” busca fomentar o protagonismo juvenil, contribuindo para a preparação da vida em sociedade e mercado de trabalho, bem como para a ampliação do conhecimento acadêmico e do repertório cultural, além de estimular os estudantes a serem bilíngues. Este ano, 50 estudantes da rede estadual foram contemplados, e a expectativa é de que esse número dobre em 2025.

O programa consiste na oferta de bolsas de intercâmbio a alunos do ensino médio da rede pública estadual, para que estes possam fazer cursos de idiomas ou profissionalizantes e, até mesmo, o equivalente ao ensino médio na Inglaterra. A participação no programa se deu por meio de processo seletivo conduzido pela Seduc, mobilizando estudantes regularmente matriculados no ensino médio das escolas estaduais, todos com pelo menos 14 anos de idade (completados até a data da viagem) e frequência escolar mínima de 75%.

Os 50 alunos representarão todas as 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs) espalhadas por todo o estado, estando matriculados em escolas de Maceió (13), Arapiraca (6), União dos Palmares (4), Palmeira dos Índios (3), Santana do Ipanema (3), São Miguel dos Campos (3), Rio Largo (3), Olho d’Água do Casado (2), Coruripe, Igaci, Mar Vermelho, Capela, Olho d’Água das Flores, Ouro Branco, São José da Laje, São José da Tapera, Penedo, Matriz de Camaragibe, Japaratinga, Delmiro Gouveia e Messias (todos com 1 estudante cada).

Por Agência Alagoas

Mais lidas

Alagoas conta com Núcleos de Apoio ao Fumante em 13 municípios

Com o objetivo de ajudar tabagistas a se livrarem do vício em cigarros, o

STF volta a julgar recurso de Collor para anular condenação por corrupção na Lava-Jato

O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a movimentar o processo em que o ex-presidente

Marielle: a quem se destina a terra?

Por Eliane Brum, do portal Sumauma “Quem possui a terra possui o homem.” Essa

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *