10 de junho de 2024 10:49 por Da Redação
Com a autoridade de quem realizou uma campanha eficiente e uma partida brilhante, o Clube de Regatas Brasil (CRB) sagrou-se, neste domingo, 9, vice-campeão da Copa do Nordeste. O time alagoano venceu a partida contra a equipe do Fortaleza, realizada no Estádio Rei Pelé, em Maceió, por 2 a 0, perdendo a disputa nos pênaltis, por 5 x 4.
Autor dos dois gols do CRB, na partida regulamentar, o atacante João Neto comemorou exibindo uma mensagem religiosa na camiseta que usava por baixo do uniforme.
“A Deus toda honra e toda glória” – dizia a mensagem na camiseta do atleta reagateano, mostrada logo após o primeiro gol contra a equipe do Fortaleza.
A questão é que, desde junho de 2014, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e a Confederação Brasileira de Futebol ( CBF) proíbem esse comportamento, sujeitando o atleta a punições como suspensão e multa. As entidades oficiais proíbem a exibição de mensagens política, religiosa ou até mesmo de congratulação ou solidariedade, desde o aquecimento até o término da partida.
– A partir de agora, nenhuma frase ou imagem em qualquer roupa de baixo poderá ser mostrada, nem mesmo aquelas com boa intenção. A regra valerá a partir do dia 1º de junho e estará vigente para a Copa do Mundo – disse, na época, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke.
O jogador João Neto, que entrou no segundo tempo, mostrou a mensagem religiosa sem tirar a camisa. Não há informação se o árbitro Emerson Ricardo de Almeida Andrade, da Bahia, relatou o fato na súmula. Se o fez, o jogador do CRB está sujeito ser multado ou até suspenso.
Pelo vice-campeonato, o time alagoano recebeu R$ 1,3 milhão e acumulou R$ 5.1 milhões.