quinta-feira 21 de novembro de 2024

César, herói da Nação Alvirrubra!

Aquela máxima, time bom começa com um grande goleiro, e o CRB tinha naqueles anos, o melhor goleiro de Alagoas, impressionava a todos e todas!
Reprodução

César foi o melhor goleiro do CRB em todos os tempos. Não porque morreu e agora é fácil dizer isso post mortem para alguém tão especial para a nação Regatiana.

César foi titular no CRB ainda em 1975, foi da geração de ouro do Regatas, que conquistou o Tetracampeonato, foi o grande titular da posição de goleiro entre 1976 a 1979. Jogou no CRB até 1981, quando foi negociado com o Corinthians Paulista.

César foi cria da base do Clube de Regatas Brasil, com altura mediana, negro, com todos os preconceitos de uma sociedade escravocrata, remanescentes dos canaviais, o futebol nunca foi uma bolha para que não adentrasse o racismo dentro dele.

Mas ele se impôs, substituindo outro negro no gol do CRB, o lendário Vermelho, e se firmou como titular, fazendo defesas impossíveis, uma elasticidade espetacular.

Aquela máxima, time bom começa com um grande goleiro, e o CRB tinha naqueles anos, o melhor goleiro de Alagoas, impressionava a todos e todas!

O tiro de meta do César, futebol daquela época não existia isso que tem hoje, com os goleiros sendo quase um líbero nas saídas de bola. Nos anos 1970, quando César assumiu a titularidade no gol do CRB, o prevalecia era um chutaço para frente, inevitavelmente o chute do César, criava problemas para as defesas adversárias.

Foi negociado com o Corinthians Paulista em 1981, por lá salvou o Timão em várias ocasiões, fez defesas sensacionais, até a Revista Placar rendeu a ele uma homenagem, na capa da edição nº 617 de 19 de março de 1982, com o título da matéria, “Herói da Loucura Corinthiana”!

Tentaram macular o seu nome e a sua história, com uma denúncia vazia, sensacionalista da própria revista Placar, feita pelos jornalistas Juca Kfouri e Sérgio Martins. A suposta denúncia falava da final entre CRB x CSA em 1980, quando o CSA com o empate por 1 x 1, sagrou-se campeão alagoano daquele ano.

Na revista placar denunciava César de ter facilitado o título azulino, que o jogo era de Loteria Esportiva. Mentira, esta partida não fez parte da Loteria naquele final de semana, nunca provaram nada contra o César, apenas tentaram macular a sua história, por puro preconceito, isto sim!

César agora é história, história de vida, de dedicação ao CRB, entra naquele patamar de ídolos de uma geração para sempre. César está no mesmo nível de Silva, Roberval Davino, Joãozinho Paulista e Roberto Menezes como eternos ídolos da Nação Alvirrubra, parabéns César!

Parabéns porque sou dessa geração que eu vi jogar e ser Tetracampeão alagoano, de jogos memoráveis, tanto no alagoano como no Campeonato Nacional, a Série A daquela época, a nação agradece de coração tudo o que você fez pelo CRB!

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *