28 de junho de 2024 11:32 por Da Redação
No último dia 19, o filme “Cavaram Uma Cova No Meu Coração” foi premiado na categoria ‘Competitiva Curta-Metragem’, da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE), em Curitiba.
O curta retrata o Caso Braskem, o maior crime socioambiental de área urbana ocasionado em Maceió, que é omitido pela grande mídia. O ocorrido ganha visibilidade através de manifestações promovidas por antigos moradores do bairros atingidos, pelo Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB) e pessoas que se sensibilizam pela tragédia.
Dirigido e editado por Ulisses Arthur Macedo, “Cavaram Uma Cova No Meu Coração” foi lançado este ano, uma produção da Céu Vermelho Fogo Filmes, empresa totalmente alagoana. O filme começa a receber criticas favoráveis em nivel nacional.
O prêmio, além da sua magnitude histórica, traz o olhar do público para este crime que acabou desabrigando milhares de famílias e animais, destruindo lares e apagando parte da história da cidade de Maceió.
“Esse filme é muito especial pra mim. Fazer esse filme, de algum modo, é guardar essas imagens porque muito dos lugares que a gente filmou já foram demolidos. É uma tragédia muito silenciosa”, disse Ulisses.
Embora esteja na plataforma Mubi, o filme ainda não está disponível para exibição.