Por Pet é Pop
Peixes são animais de estimação divertidos, interativos e ótimos para crianças! Os pequenos podem ajudar na alimentação diária dos peixes e limpeza regular do aquário, o que as ajudam a desenvolver responsabilidade e a cuidar bem dos bichinhos.
Contudo, é essencial lembrar que peixes não são de baixa manutenção e precisam de tanto cuidado quanto gatos ou cachorros. Para iniciantes, os melhores peixes são aqueles que não requerem muito espaço e são tolerantes a erros comuns, especialmente relacionados à qualidade da água.
Confira alguns dos melhores peixes de aquário para iniciantes e para quem tem criança em casa:
Tetras
No geral, os Tetras são peixes tropicais que se destacam por sua beleza e adaptabilidade. Eles são ideais para aquários comunitários, pois podem ser facilmente misturados com outros peixes pacíficos. Eles são fáceis de cuidar, gostam de decorações no aquário, e também vivem de 5 a 8 anos.
Neon Tetra
Os Neon Tetras, uma variedade dos Tetras, são peixes pequenos e coloridos, perfeitos para quem busca um aquário alegre e vibrante, especialmente para crianças. Com seus rápidos movimentos e cores neon de vermelho e azul, eles são um verdadeiro show de luzes no aquário. Eles são fáceis de cuidar e vivem de 5 a 8 anos.
Peixe Dourado
Os famosos ‘Peixes Dourados’ encantam mas precisam de um lar espaçoso e cuidados específicos para viverem saudáveis, podendo a atingir até 20 anos de vida! Este animais exigem uma alimentação com ração de alta qualidade e baixo teor de proteínas.
Peixe Betta
Os Bettas encantam com suas cores vibrantes, especialmente os machos, com suas longas nadadeiras. Estes peixinhos vivem de 3 a 5 anos, e exigem uma alimentação com ração de alta qualidade para bettas em pequenas refeições.
Atenção: os machos são territoriais e precisam de um aquário individual. Já as fêmeas, com cores mais discretas, podem viver em grupos ou com outros peixes pacíficos, mas algumas também podem ser agressivas.
Guppies
Os Guppies encantam com suas cores vibrantes e são fáceis de cuidar, ideais para quem busca um pet sem grandes compromissos. Sua vida útil média é de 2 anos.
Atenção: os Guppies se reproduzem com facilidade, por este motivo, é necessário separar machos e fêmeas, para não ter que lidar com ninhadas inesperadas!