13 de agosto de 2024 10:20 por Da Redação
Centenas de pessoas visitaram as unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para conhecer a infraestrutura, a metodologia de ensino única e as perspectivas futuras da Indústria em Alagoas. O Mundo Senai aconteceu na última quinta-feira, 8, em Maceió – Poço e Benedito Bentes – e em Arapiraca, na sexta-feira, 9. Na sua 16ª edição, a ação ocorre em todos os estados e é considerada o maior evento de educação profissional do Brasil.
Aberto ao público em geral, durante dois dias, o Mundo Senai contou com palestras de especialistas, aulas, editais de gratuidade e descontos exclusivos em cursos profissionalizantes, além de rodas de conversa com empresas locais sobre o programa de Aprendizagem Industrial.
Os visitantes também puderam degustar das oficinas “mão na massa” em diversas áreas tecnológicas, como Construção Civil, Petróleo e Gás, Eletroeletrônica, Metalmecânica, Tecnologia da Informação, Segurança do Trabalho, Automotiva, Solda, Gestão, Logística, Alimentos e Moda.
Uma pesquisa do Senai revela que 56% dos jovens brasileiros entre 14 e 24 anos demonstram interesse em fazer um curso profissionalizante. Welton Barbosa, diretor da Unidade Senai Poço, destacou a importância do evento para conectar futuros profissionais com tecnologias e áreas técnicas. “Essa edição possibilitou um leque ainda maior de oportunidades de conhecimento mesmo sobre as áreas técnicas do Senai. O diferencial hoje é a conexão e a possibilidade de explorar tudo o que o Senai tem a oferecer”, disse.
Histórias de Sucesso e Impacto Social
Raíssa Nobre, um exemplo do sucesso da iniciativa de Aprendizagem Industrial do Senai em Alagoas, é aprendiz na Naturalle e afirma que se transformou em uma profissional mais segura e dinâmica com a experiência de aprendiz.
“Antes do Senai, eu era mais reservada, mas, durante o programa e ao ingressar na empresa, me desenvolvi muito. O Senai me proporcionou diversas experiências práticas, o que me tornou uma profissional mais segura e dinâmica. O setor em que atuo é muito dinâmico, e essa vivência me preparou para contribuir efetivamente na empresa”, relata.
Durante o evento, a aprendiz apresentou o Sustenta+, um aplicativo voltado para promover a sustentabilidade e conscientizar sobre a preservação do meio ambiente, desenvolvido como projeto integrador durante sua formação. A parceria entre o Senai e a Naturalle também foi destacada por Élida Nascimento, colaboradora da empresa que acompanha os aprendizes durante o seu processo formativo.
“Nossa parceria é baseada em uma visão compartilhada: preparar os jovens de maneira integral para o mercado de trabalho. Juntos, criamos um ambiente onde a formação teórica e prática se alinham, garantindo que esses futuros profissionais estejam prontos para enfrentar os desafios do setor.”
Buscando sonhos
O Mundo Senai também trouxe exemplos de como nunca é tarde para realizar um sonho. No Benedito Bentes, Luiz Eduardo, de 65 anos, que está prestes a concluir o técnico em Edificações, tirava dúvidas sobre cursos de tecnologias que podem ser aplicadas na construção civil, como o Autocad, Revit e TQS. “Quero sair de uma sala direto para outra”, brincou ele, que já está aposentado e usa o tempo livre para se realizar.
O ex-aluno e ex-competidor do Senai da área de Alimentos e atual instrutor da instituição, Gilvan Porfírio ministrou a oficina de fabricação de cupcakes no Senai Benedito Bentes. Segundo ele, nas unidades de Maceió e Arapiraca as pessoas encontram condições de se tornarem grandes profissionais. “A excelência na qualidade do ensino, salas de aula inovadoras e tecnológicas… na área de Alimentos, somos referência em relação a equipamentos. Dentro do Senai você vai encontrar tudo o que existe de alto nível em Alagoas”, declarou.