A Associação Indígena Wassu Cocal, o Instituto de Preservação dos Direitos Humanos e Preservação Ambiental – Vale do Sol e o Programa Professor Mentor, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promovem no dia 16 de agosto, das 7hàs 17h, na Aldeia Wassú Cocal, em Joaquim Gomes, a 1ª Feira Cultural Indígena Wassú Cocal – Celebrando a Tradição, Cultura e Sustentabilidade.
O evento é gratuito e além da comercialização de produtos vindos da produção agrícola familiar, também havera a exposição e comercialização de artesanato indigena, grafismo corporal, que pode ser entendido como uma tatuagem de rena, feita com tintura extraída de frutas da natureza como o jenipapo por exemplo.
Diana Aleixo, do instituto Vale do Sol, afirma que vai ser mais do que apenas uma feira para exposição de produtos a serem comercializados, é a chance da população conhecer um pouco mais sobre a cultura indigena Wassú-Cocal. “Será um momento em que estaremos afirmando os costumes e saberes ancestrais dos Wassú-Cocal, na qual visitantes podem se conectar à natureza ainda poderão aproveitar a prática de um turismo sustentável”, destaca, Aleixo.
O turismo sustentável conta com passeios ecoturísticos, nas paisagens da Aldeia,, com passeios, trilhas e banhos de rio. A feira tem uma programação bem diversificada, que inclui desde apresentações artísticas, oficinas e até momentos de degustação de pratos típicos. Tudo para proporcionar ao público um mergulho enriquecedor na cultura de uma das mais tradicionais e atuantes comunidades indígenas de Alagoas.
Programação completa:
Rodas de conversa com temas como saúde, educação e empreendedorismo também integram o roteiro de uma iniciativa repleta de atividades:
- Sarau resistência – com o Coletivo Guerrilha Poética
- Apresentação musical
- Banquinha do Guerrilha Poética
- Oficina de beat e rima com Karma Marginal (thiago poesia e txoza)
- Exposição de artes visuais
- Exposição de poesias
- Ensaio fotográfico
- Cineclube: exibição de 2 curtas e breve debate
- Startup Enxame REDD (+) consultoria de gestão ambiental 100% alagoana, fundada nos canais das lagunas Mundaú e Manguaba, iniciativa de impacto, dedicados a polinizar a educação socioambiental e técnicas de advocacy no território lacustre.
Serviço:
Data: 16 de agosto
Local: Aldeia Wassú Cocal, Joaquim Gomes
Horário: 7h às 17h
Entrada: Gratuita
Por Assessoria