sábado 23 de novembro de 2024

Guilherme de Miranda Ramos lança livro inédito de crônicas premiado pela Lei Paulo Gustavo

Escritor alagoano realiza noite de autógrafos da obra Cinco Soturno, nesta sexta-feira (27), a partir das 19h, no bistrô Vila Farol. Evento gratuito e aberto ao público
Foto: Assessoria

Depois de um período de hibernação produtiva, o escritor e compositor Guilherme de Miranda Ramos volta ao circuito literário com nova obra recém-saída do prelo: Cinco Soturno – um livro de crônicas inédito, premiado com recursos da Lei Paulo Gustavo 2023. O título, escrito em 2019, passou por um processo de maturação, sendo revisitado e aprimorado pelo autor até chegar a sua versão final, com cinco narrativas ficcionais perturbadoras que prometem tirar o leitor de sua zona de conforto.

“Tenho uma fascinação pelo número cinco. Ele me persegue. Sempre aparece na minha rotina. Então, concebi uma obra que reunisse vinte e cinco ficções, divididas em cinco capítulos, cada um com cinco histórias”, resume o escritor. No primeiro capítulo da obra, intitulado O Mar ao Redor, Guilherme de Miranda Ramos traz um enredo cuja temática é a solidão e o isolamento de personagens ordinários, fadados ao cotidiano.

No capítulo seguinte, intitulado Intercorrências, todas as histórias são intituladas com um CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde), pequenos enigmas que, por si só, podem ser descobertos durante ou depois da leitura.

“Já no capítulo (N)O Silêncio das Árvores Urbanas, sentimentos, sentidos e sensações humanas entram em conflito com o concreto da sua própria existência. Em Por Tudo Aquilo que nos Provoca…, os títulos completam a frase-capítulo, em histórias que expõem a fragilidade de amores subalternos, paixões egoístas e desejos profanos”, descreve Ramos. Mas é no último capítulo, aquele dá nome ao livro, é que se encontra talvez o enredo mais impactante. “Nele abordo a zona cinzenta das relações humanas, as incompreensões pessoais e as provações da insatisfação”, afirma. Ou seja, estamos diante de uma obra literária humana, demasiadamente humana.

Multiartista, Guilherme de Miranda Ramos incrementou as narrativas de Cinco Soturno com recursos gráficos e interativos. Com projeto gráfico assinado pelo designer Fernando Rizzotto, cada capítulo é precedido por ilustrações exclusivas e epígrafes autorais que visam ambientar o leitor para a experiência de leitura.

Foto: Assessoria

O primeiro texto do livro – a crônica Intragável – foi gravada em estúdio e narrada pelo ator alagoano Julien Costa, ao som uma música original, composta e produzida por Guilherme Ramos, especialmente para Cinco Soturno. A narração poderá ser acessada através de um QR Code impresso no livro, mas que também será disponibilizada gratuitamente (no YouTube e no Spotify), após o lançamento da publicação.

Cinco, Soturno oferece mais do que simples narrativas. Sua estrutura desafia algumas convenções literárias, proporcionando experiências, em alguns casos, interativas. Apesar de não ser o objetivo do livro, seus temas podem provocar algumas reflexões sobre a condição humana, fomentando diálogos sobre saúde mental. A representatividade da literatura transcende conceitos e barreiras geográficas, destacando-se como uma fonte de inspiração universal. A inovação narrativa e o desafio artístico desta obra não se restringem a um contexto específico, mas podem inspirar novas propostas, de artistas diversos, em novos editais.

Cinco, Soturno não é apenas uma contribuição literária, mas um catalisador para a produção cultural de nosso Estado. Seu impacto social reside na capacidade de enriquecer o entendimento coletivo da complexidade humana, desafiando estereótipos e promovendo narrativas que transcendem fronteiras. Guilherme de Miranda Ramos é autor de dois livros infantis – Mateu Errante Mateu Brincante (2015) e Estrela Raivosa (2017) – e também de um livro de crônicas, Minha Fúria e Outros Demônios (2016). Todas essas obras foram vencedoras de editais promovidos pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Além de Cinco Soturno, o autor lançará em breve mais uma obra infantil, intitulada A Menina e as Pipas de Papel, que será publicada pela Editora Matriz.

O lançamento de Cinco Soturno será realizado nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, a partir das 19h, no Villa Farol (antigo Bistrô Farol), localizado à Av. Dom Antônio Brandão, 304, Farol. O evento é gratuito e aberto ao público.

Por Assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *