Depois de um período de hibernação produtiva, o escritor e compositor Guilherme de Miranda Ramos volta ao circuito literário com nova obra recém-saída do prelo: Cinco Soturno – um livro de crônicas inédito, premiado com recursos da Lei Paulo Gustavo 2023. O título, escrito em 2019, passou por um processo de maturação, sendo revisitado e aprimorado pelo autor até chegar a sua versão final, com cinco narrativas ficcionais perturbadoras que prometem tirar o leitor de sua zona de conforto.
“Tenho uma fascinação pelo número cinco. Ele me persegue. Sempre aparece na minha rotina. Então, concebi uma obra que reunisse vinte e cinco ficções, divididas em cinco capítulos, cada um com cinco histórias”, resume o escritor. No primeiro capítulo da obra, intitulado O Mar ao Redor, Guilherme de Miranda Ramos traz um enredo cuja temática é a solidão e o isolamento de personagens ordinários, fadados ao cotidiano.
No capítulo seguinte, intitulado Intercorrências, todas as histórias são intituladas com um CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde), pequenos enigmas que, por si só, podem ser descobertos durante ou depois da leitura.
“Já no capítulo (N)O Silêncio das Árvores Urbanas, sentimentos, sentidos e sensações humanas entram em conflito com o concreto da sua própria existência. Em Por Tudo Aquilo que nos Provoca…, os títulos completam a frase-capítulo, em histórias que expõem a fragilidade de amores subalternos, paixões egoístas e desejos profanos”, descreve Ramos. Mas é no último capítulo, aquele dá nome ao livro, é que se encontra talvez o enredo mais impactante. “Nele abordo a zona cinzenta das relações humanas, as incompreensões pessoais e as provações da insatisfação”, afirma. Ou seja, estamos diante de uma obra literária humana, demasiadamente humana.
Multiartista, Guilherme de Miranda Ramos incrementou as narrativas de Cinco Soturno com recursos gráficos e interativos. Com projeto gráfico assinado pelo designer Fernando Rizzotto, cada capítulo é precedido por ilustrações exclusivas e epígrafes autorais que visam ambientar o leitor para a experiência de leitura.
O primeiro texto do livro – a crônica Intragável – foi gravada em estúdio e narrada pelo ator alagoano Julien Costa, ao som uma música original, composta e produzida por Guilherme Ramos, especialmente para Cinco Soturno. A narração poderá ser acessada através de um QR Code impresso no livro, mas que também será disponibilizada gratuitamente (no YouTube e no Spotify), após o lançamento da publicação.
Cinco, Soturno oferece mais do que simples narrativas. Sua estrutura desafia algumas convenções literárias, proporcionando experiências, em alguns casos, interativas. Apesar de não ser o objetivo do livro, seus temas podem provocar algumas reflexões sobre a condição humana, fomentando diálogos sobre saúde mental. A representatividade da literatura transcende conceitos e barreiras geográficas, destacando-se como uma fonte de inspiração universal. A inovação narrativa e o desafio artístico desta obra não se restringem a um contexto específico, mas podem inspirar novas propostas, de artistas diversos, em novos editais.
Cinco, Soturno não é apenas uma contribuição literária, mas um catalisador para a produção cultural de nosso Estado. Seu impacto social reside na capacidade de enriquecer o entendimento coletivo da complexidade humana, desafiando estereótipos e promovendo narrativas que transcendem fronteiras. Guilherme de Miranda Ramos é autor de dois livros infantis – Mateu Errante Mateu Brincante (2015) e Estrela Raivosa (2017) – e também de um livro de crônicas, Minha Fúria e Outros Demônios (2016). Todas essas obras foram vencedoras de editais promovidos pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Além de Cinco Soturno, o autor lançará em breve mais uma obra infantil, intitulada A Menina e as Pipas de Papel, que será publicada pela Editora Matriz.
O lançamento de Cinco Soturno será realizado nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, a partir das 19h, no Villa Farol (antigo Bistrô Farol), localizado à Av. Dom Antônio Brandão, 304, Farol. O evento é gratuito e aberto ao público.
Por Assessoria