6 de outubro de 2024 10:18 por Da Redação
O Ministério Público Eleitoral em Alagoas (MP Eleitoral) anuncia que vai agir com rigor para conter irregularidades na votação para escolha de prefeitos e vereadores, em todo Estado. Práticas de boca de urna, transporte irregular de eleitores e abuso de poder econômico são proibidas pela legislação e devem ser denunciadas não só às forças de segurança (Polícia Federal, Civil ou Militar), como também aos promotores eleitorais.
Até às 17 horas deste domingo, (6), e até a divulgação do resultado do primeiro turno das eleições, o órgão mantém plantão, monitorando o cumprimento das normas eleitorais vigentes. O objetivo é garantir que partidos e candidatos sigam a legislação.
Promotores eleitorais atuarão diretamente nas zonas eleitorais, além de visitas a locais de votação em diversos municípios. Eles vão fiscalizar o funcionamento das urnas eletrônicas, a atuação dos mesários e observar possíveis aglomerações de eleitores.
A instituição permanece pronta para agir em caso de irregularidades.
“Nosso foco é garantir que o processo eleitoral transcorra de forma tranquila e segura, permitindo que os eleitores exerçam seu direito ao voto com liberdade. Estamos atuando em parceria com o TRE e as forças de segurança para manter a paz e coibir eventual prática ilegal”, afirmou o procurador regional eleitoral, Marcelo Lobo.
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) trabalha em parceria com os promotores eleitorais, membros do Ministério Público Estadual, que atuam perante a Justiça de primeira instância nas eleições municipais.