A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) pagou o salário líquido dos terceirizados dos restaurantes universitários, referente ao mês de setembro. A gestão da Ufal conseguiu fazer o pagamento direto aos funcionários da Percons, uma vez que a empresa deixou de honrar seus compromissos. A medida emergencial foi tomada para que o fornecimento das refeições dos cinco RUs seja retomado.
A Pró-reitoria de Gestão Institucional esclarece que a ordem bancária foi emitida na última sexta-feira (11) e os terceirizados devem receber seus salários líquidos até hoje (15). É importante ressaltar que a Ufal só pagou o valor líquido do salário. Agora, cabe à empresa pagar os benefícios aos trabalhadores, como vales transporte e alimentação.
Como foi anunciado no último dia 9, a Ufal está em vias de rescindir o contrato da prestação de serviço com a Percons. O contato com a segunda classificada no pregão já foi feito e, segundo Edson Lima, coordenador de Administração, Suprimentos e Serviços, a nova empresa já sinalizou que tem interesse e está analisando como ficarão os valores a serem cobrados. “A empresa foi a segunda colocada e está só verificando se consegue igualar a proposta da Percons ou se vai manter a proposta inicial dela, que não é muito diferente do que já foi apresentado. Logo que ela defina isso, vai nos enviar a proposta com a planilha de custos para seguirmos o processo”, adiantou.
E esclarece: “Se estiver tudo certo com a nova empresa, vamos partir para a contratação. Nós tínhamos dado um prazo de 15 dias para a Percons se manifestar, mas vamos vai fazer o possível para tentar resolver isso antes. Em reunião, a empresa Percons já informou que não se opõe, que entende que não está atendendo corretamente ao previsto no contrato e não contestou nada do que nós alegamos, nem das penalidades aplicadas, nem a rescisão. Então, a partir do momento em houver a formalização dessa manifestação, com a assinatura da ata, a gente já faz a rescisão e já prepara a transição para a próxima contratada, que é uma empresa de Maceió.”
Além da prestação de serviço nos RUs, a Percons também é responsável pelo contrato dos recepcionistas e não está cumprindo suas obrigações. Por este motivo, a gestão da Ufal também decidiu pagar diretamente os salários líquidos aos terceirizados que atendem a diversos setores da Universidade.