Por Rodrigo Mozelli, do Olhar Digital
Nessa quinta-feira (31), o Google anunciou novidades do Google Maps, incluindo integração com o Gemini, chatbot de inteligência artificial (IA) da big tech.
A empresa destacou que já usa IA para analisar bilhões de imagens, juntamente com dados de parceiros locais e dos usuários da plataforma, com vistas a fazer atualizações no mapa todos os dias. Segundo a gigante das buscas, o número diário de updates chega a 100 milhões.
“De rotas que economizam mais combustível até a Visualização Imersiva, a IA nos ajudou a construir novas experiências por mais de uma década. Agora, a IA generativa e outras novas tecnologias estão criando mapas mais imersivos, ajudando as pessoas a interagir com o mundo de uma maneira completamente nova”, disse o Google.
Maps passa a contar com Gemini e mais
A seguir, confira as novidades do Maps:
Recomendações com ajuda do Gemini
- Atualmente, o app já conta com recomendações de lugares a ir e atividades para se fazer;
- Agora, o Google facilitou ainda mais como o usuário interage com o Maps e busca lazer com recomendações do Gemini;
- “Imagine que um amigo está te visitando e você precisa planejar uma atividade. Basta pedir ao Maps por ‘coisas para fazer com amigos à noite’ para obter ideias com a ajuda do Gemini, como conhecer um bar diferente ou um show ao vivo”, explica a big tech;
- Os usuários também poderão pedir uma avaliação resumida de determinado local, descobrindo o que as pessoas mais gostam nele, ou, ainda, características dele, como se há espaço ao ar livre, bastando fazer perguntas ao Maps;
- Os recursos começaram a ser lançados nos Estados Unidos para Android e iOS esta semana. A empresa não deu detalhes sobre quando teremos a novidade no Brasil;
- Nos próximos meses, segundo o Google, experiências semelhantes serão implementados na Busca, como resumos de avaliações gerados por IA e opção de fazer perguntas detalhadas sobre lugares.
Menos estresse ao dirigir
Outra grande atualização do Maps tem a ver com a navegação em si durante uma viagem. Ficou mais simples explorar o caminho antes de sair, bastando, segundo a big tech, colocar a rota e clicar em “adicionar paradas”. “Você verá os principais pontos turísticos, atrações, paisagens naturais e opções gastronômicas para ajudar a planejar o trajeto perfeito”, comenta a companhia.
Quando dirigimos em locais desconhecidos, muitas vezes, enfrentamos problemas com faixas, bifurcações, saídas, etc. Pensando nisso, o Google introduz no Maps a navegação aprimorada, que ajudará na antecipação desses itens.
Ela mostrará faixas de rolagem, faixas de pedestres e placas de trânsito de forma clara no mapa. Além disso, o aplicativo vai mostrar exatamente em qual faixa o usuário deve estar, bastando seguir a linha azul nas marcações de faixas durante a navegação.
Outra novidade interessante do Maps para auxiliar na direção do motorista vai permitir que seus usuários vejam e reportem perturbações climáticas ao longo do trajeto, tais como vias alagadas, obstruídas e de baixa visibilidade.
Além disso, sua viagem não vai mais terminar assim que você chega a seu destino, A plataforma sofreu atualizações na orientação de chegada. “Além de destacar seu prédio e entrada, também mostraremos estacionamentos próximos e lembraremos você de salvar seu local de estacionamento para não esquecer. Depois de estacionar, você pode obter direções a pé do seu carro até a entrada — e até entrar no Street View para se orientar rapidamente”, explica o Google.
A capacidade de explorar ao longo do caminho, ver e relatar eventos climáticos, bem como a orientação de chegada atualizada começarão a ser lançadas no mundo todo para Android e iOS na próxima semana. Por sua vez, a navegação aprimorada começará a ser lançada em novembro, também para Android e iOS, em mais de 30 áreas metropolitanas, mas há planos de expansão para mais lugares futuramente.
Por enquanto, a gigante das buscas não detalhou quais seriam essas áreas metropolitanas que receberão o update logo de cara.
Grande atualização da Visualização Imersiva
Com a Visualização Imersiva, o usuário pode ver o interior de estádios, parques e rotas por meio de IA, imagens e visão computacional. Também será possível ver como estarão as condições de clima e tráfego no dia e horário em que planeja visitar esses locais.
A partir desta semana, esse recurso será expandido para 150 cidades mundo afora, como Bruxelas (Bélgica), Kyoto (Japão) e Frankfurt (Alemanha). O Brasil não foi citado neste primeiro momento. Além disso, o Maps seguirá recebendo novas categorias de lugares, como universidades.
A Visualização Imersiva para rotas também ganhará novos detalhes e recursos. Agora, o aplicativo vai indicar onde o usuário pode estacionar e destacará se surgir algo no trajeto, como uma curva complexa, para preparar o motorista para essa situação. A atualização com essas novidades começa a ser lançada esta semana para Android e iOS onde o recurso para rotas já está disponível.