18 de novembro de 2024 2:08 por Geraldo de Majella
Por Geraldo de Majella
O jornalista Lauro Jardim, em sua coluna deste domingo (17) n’O Globo, revelou que o presidente Lula (PT) receberá em audiência o prefeito de Maceió, JHC (PL). O encontro tem como pauta principal a possível indicação de Marluce Caldas, tia do prefeito, para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Marluce figura na lista de nomes indicados para ocupar o cargo de ministra do STJ, depende apenas da indicação do presidente da República.
Jardim aponta outro motivo para a audiência: a possível aliança política entre os grupos rivais da política alagoana, liderados pelo senador Renan Calheiros (MDB) e pelo deputado federal Arthur Lira (PP). Segundo o colunista, o prefeito JHC pretende lançar sua candidatura ao governo de Alagoas com o apoio de ambos, enquanto Renan e Lira seriam candidatos ao Senado nas eleições de 2026.
Em tese, essa chapa seria praticamente imbatível, uniria os dois maiores grupos políticos de Alagoas. A aliança entre Renan Calheiros, Arthur Lira e JHC, ainda pouco provável, reduziria significativamente o espaço para adversários competitivos no cenário eleitoral de 2026.
No momento, o principal interessado é JHC, tanto pela possível indicação de sua tia ao cargo de ministra quanto pela consolidação de sua posição política. Em uma perspectiva mais ampla, Lula também seria beneficiado, ao reunir os três líderes em seu palanque, enfraquecendo a candidatura da direita e da extrema-direita à Presidência da República em Maceió.
O cenário apontado pelo colunista d’O Globo é apenas uma conjectura e depende de negociações com as outras partes envolvidas. O PT, por sua vez, não seria um obstáculo, por razões óbvias: carece de musculatura política e eleitoral suficiente em Alagoas.
O fato é que JHC está jogando o jogo político e não será Bolsonaro ou o PL que o impedirá de avançar em seu objetivo que é de governar Alagoas e derrotar os Calheiros e Paulo Dantas.
*É historiador e jornalista