quinta-feira 5 de dezembro de 2024

O Banco Central entregou a economia à especulação, por Luís Nassif

O BC deveria ter entrado, feito leilão de swap, exigindo depósito à vista para operar dólar futuro. Essa estratégia já foi adotada antes
Reprodução

Por Luiz Nassif, do Jornal GGN

Nos anos 90, em vários momentos, com o país praticamente sem reservas cambiais, o Banco Central segurou as ondas especulativas com o dólar. Na mesa de pôquer do mercado, o BC é o único jogador que sabe as cartas de cada um. Com pouquíssimos recursos – e com um operador admirável, Emílio Garofalo – conseguia segurar a horda de especuladores que assaltava o país.

Ontem e hoje, dispondo de todas as informações, e com 350 bilhões de dólares em reservas cambiais, o BC assistiu impassível o jogo previsível de especulação, que deixou o país no corner.

Ex-operador do mercado, professor de Economia, Manfred Back viu assim o movimento do dólar antes da fala de Fernando Haddad, e hoje, após a fala.

Constata ele que o pacote nada tem de extraordinário. O dado extraordinário é a ingenuidade da área econômica em tratar com o mercado.

“Bravata com juros e o mercado financeiro, só xingamento de arquibancada, de prático, o que fez para regular e combater a especulação? Nada! Pergunto: o Brasil tem autoridade monetária? Se tem onde está? Deixou os caras daqui soltos, armaram um corner via mercado futuro, jogaram os ingênuos contra a parede.

A turma aqui vive na macro da banca de tcc, continua ele, menospreza a capacidade e poder do mercado financeiro. Ontem subiu juros e câmbio,e agora de manhã idem… onde vão explicar? Com os manuais?”

O mercado veio montando posição no futuro há quase dois meses, sem ser incomodado, parte do dinheiro de brasileiros no exterior, entrando via fundos pelos Anexos 4 e 5. Pior: tudo controlado pelo Banco Central

Ontem, às 13 horas, quando estava tudo calmo, o JP Morgan deu o apito de cachorro: vendam o Brasil! Mas o BC de Roberto Campos Neto e a área econômica ainda estão presos aos anos 90, período de ataques especulativos de efeito dominó – com o câmbio sendo influenciado pela saída de dólares.

Agora, todo o movimento do câmbio se dá sem saída de dólares. O mercado financeiro destrói qualquer modelo e teoria, continua ele, planeja um ataque especulativo silencioso… E o BC de Campos Neto só fala em pix.

O BC deveria ter entrado, feito leilão de swap, exigindo depósito à vista para operar dólar futuro. Essa estratégia já foi adotada antes, quando havia autoridade monetária, obrigando os especuladores a zerar contratos e a ter prejuízos, reduzindo a volatilidade.

Mas nada foi feito. E a ignorância geral reduz tudo a um problema de comunicação, jogando o erro para cima do governo – não das jogadas de mercado. O erro do governo foi não existir autoridade monetária.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *