Por Luís Gusttavo, do Bossa News Brasil
Um estudo científico foi responsável por revelar que marcadores sanguíneos podem revelar a idade biológica de uma pessoa, e ajudar ao tratamento de inúmeros problemas de saúde que podem ocorrer à medida que nosso corpo envelhece.
A pesquisa feita pela equipe da Universidade de Pittsburgh, no Estados Unidos, e publicado na Aging Cell, reuniu 196 idosos, divididos em dois grupo, e conduzidos para o estudo. O primeiro teve voluntários com 75 anos ou mais que foram designados como indivíduos que envelheceram de modo saudável, enquanto o segundo possuía voluntários com idades entre 65 e 75 anos, classificados como indivíduos que envelheceram rápido.
Os idosos saudáveis conseguiram subir um lance de escada ou caminhar por 15 minutos sem descansar, enquanto os idosos de envelhecimento rápido tiveram que fazer pausas em cada atividade. O resultado da atividade e as coletas do sangue deram à equipe de estudo a oportunidade de observar as diferenças entre os grupos ao nível molecular.
25 metabolitos foram encontrados e, neles, foram apontadas as diferenças significativas entre os idosos saudáveis e os idosos que envelheceram rápido. O grupo de moléculas foi denominado Índice Metabólico do Envelhecimento Saudável.
O índice mostrou eficácia de 68% para apontar a idade biológica em novos testes realizados em outros grupos. Seria possível até mesmo determinar a idade biológica de pessoas bem mais jovens, de modo que as alterações nos processos moleculares são mais fáceis de modificar. Assim, uma pessoa na casa dos 30 anos pode descobrir que sua idade biológica é bem mais alta do que a cronológica.