Por Gabriel Sérvio, do Olhar Digital
Três homens faleceram na Índia após o Google Maps supostamente instruir uma rota que passa por uma ponte incompleta. Conforme relata o jornal indiano The Economic Times, partes da ponte que passa sobre o Rio Ramganga foram levadas por uma enchente meses atrás.
A publicação acrescenta que as vítimas aparentemente não viram o fim da ponte à sua frente a tempo enquanto dirigiam à noite, o que contribuiu para a queda.
Imagens do acidente circulam no X (antigo Twitter) e mostram a borda da estrutura que termina abruptamente, dezenas de metros acima do solo:
Segundo a família das vítimas e autoridades locais, o grupo estava usando o Google Maps antes do acidente. “Eles estavam verificando a rota usando o Google Maps e caíram da ponte incompleta”, disse um dos cunhados da vítima, Pramod Kumar, ao The Economic Times. “A estrada deveria ter sido bloqueada, mas não foi”.
Não é a primeira vez que as direções do Google Maps são implicadas em um acidente fatal. No ano passado, a família de um motorista da Carolina do Norte processou o Google por negligência, alegando que o aplicativo disse a ele para dirigir para fora de uma ponte que desabou em 2022.
Na época, a família alegou que o acidente poderia ter sido evitado com uma atualização dos sistemas de navegação. A ponte havia desabado nove anos atrás e permanecia sem reparos desde então.
O que diz o Google
Nossas mais profundas condolências vão para as famílias. Estamos trabalhando em conjunto com as autoridades e fornecendo nosso apoio para investigar o problema.
Porta-voz do Google ao Futurism