3 de dezembro de 2024 6:09 por Da Redação
A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Maceió Investe e a startup Nosso Mangue promoveram em São Paulo, no último dia 28, o evento “Carbono azul: Os manguezais como solução para as mudanças climáticas”.
Durante o encontro realizado com apoio da Carbonext e do Senai Cimatec, as entidades mostraram as ações que desenvolvem localmente para que os benefícios econômicos do chamado “carbono azul” gerem riqueza de forma sustentável.
O Sistema Fiea foi representado pelo assessor executivo Júlio Zorzal, que mostrou o compromisso da instituição com o desenvolvimento sustentável. “O objetivo desse encontro é apresentar para empresas e investidores as iniciativas do Sistema Fiea e do Senai para o desenvolvimento de projetos e negócios sustentáveis. Neste caso, o apoio que realizamos com a startup Nosso Mangue para geração de negócios de impacto socioambiental no estado de Alagoas, gerando benefícios para a sociedade local”, explicou.
Também foram apresentadas as oportunidades econômicas que podem ser exploradas com a geração de créditos de carbono. É um grande mercado, cujas estimativas dão conta de que os manguezais brasileiros podem captar 1,9 bilhão de toneladas de CO2/ano, com um potencial de gerar mais de R$ 75 milhões no mercado voluntário e com expectativa de gerar R$ 1,6 bilhão no mercado regulamentado anualmente.
Atualmente, o Brasil é o segundo país com maior extensão de manguezais no planeta, atrás apenas da Indonésia. Em breve, será realizado um estudo na cidade de Maceió para validar, com protocolos científicos precisos, o potencial de captação de carbono do ecossistema local e ajudar a trazer resultados ambientais positivos para a preservação da biodiversidade. A pesquisa também vai ajudar a compreender o potencial dos manguezais na geração de benefícios sociais para a população.
Por Assessoria