5 de dezembro de 2024 12:57 por Da Redação
O deputado federal paranaense Luiz Carlos Hauly (Podemos) subiu à tribuna da Câmara dos Deputados, na última terça-feira (3), para denunciar o que classificou como a irresponsabilidade do mercado financeiro. Hauly, veterano parlamentar com mais de 30 anos de atuação no Congresso Nacional, integra a oposição ao governo Lula. Em sua trajetória política, destaca-se como o criador do MEI (Microempreendedor Individual), do Simples Nacional.
O deputado do Podemos disse: “Eu fiz uma análise comparativa do Brasil com a média dos países da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico]. Todos os indicadores do Brasil são melhores. Todos. O depósito brasileiro é campeão em Nova York. O Brasil tem mais reservas que a média da OCDE. O Brasil tem o déficit público menor do que a média da OCDE. É grande, é grande. Temos que combater o governo para que ele diminua o custo do governo, sim. Mas dizer que o Brasil está quebrado? Isso é irresponsabilidade. É politicagem de mau gosto contra o nosso povo. Isso é crime de lesa-pátria”.
O que o mercado financeiro, continuou Houly, “vem fazendo com a economia chama-se crime contra a ordem econômica e contra a economia popular. São crimes. É um conluio para aumentar a taxa de juros do Banco Central, que se diz independente. Ora, se ele é independente, não deveria ouvir a opinião do mercado financeiro. E não deveria aumentar a taxa, pois não há nenhum motivo. Nós somos superavitários na balança comercial, e que papo furado é esse? Não sou governo, não defendo o governo, mas sou brasileiro, patriota e defendo a economia brasileira”, finalizou o deputado oposicionista.