Em 2023, o Instituto Pet Brasil (IBP) apontou que o Brasil possuiu cerca de 185 mil animais abandonados ou resgatados após maus-tratos, sob tutela de organização não governamentais e grupos de protetores independentes, sendo 60% resgatados após maus-tratos e 40%, frutos de abandonos.
Para ajudar na conscientização e combate a esse tipo de violação, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), lançou este ano a 1ª edição da campanha Dezembro Verde, com ações durante todo este mês voltadas à mobilização da sociedade para a proteção dos animais.
A secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, ressalta a importância da iniciativa. “O Dezembro Verde é fundamental para intensificar a conscientização sobre o abandono de animais. É um lembrete de que eles são seres sencientes e merecem respeito e cuidado”.
As causas do abandono são diversas, incluindo falta de planejamento antes da adoção, dificuldades financeiras e a falsa crença de que os animais são descartáveis. As consequências para os animais são devastadoras: sofrimento, doenças, fome e risco de morte. Além disso, o abandono gera custos elevados para a sociedade com a manutenção de abrigos e a captura de animais.
A população pode contribuir para diminuir o abandono de diversas formas: adotando animais em vez de comprar, castrando seus pets, conscientizando amigos e familiares sobre a importância da guarda responsável, denunciando casos de maus-tratos e apoiando ONGs que atuam na proteção animal.
Em Alagoas, é possível denunciar casos de maus-tratos a animais através do Disque Denúncia 181, de forma anônima, ou na Delegacia de Crimes Ambientais, localizada no bairro de Cruz das Almas, em Maceió.
Com a campanha Dezembro Verde, o Governo de Alagoas busca promover a adoção responsável, a orientação da castração como forma de diminuir o abandono animal e a conscientização sobre a importância de cuidar dos animais. A meta é fazer com que cada vez mais pessoas compreendam que os animais são parte da família e merecem respeito e cuidado.
Além da campanha Dezembro Verde, a Secdef tem se dedicado durante todo o ano a outras iniciativas em prol do bem-estar animal. Entre as ações realizadas estão a vacinação, vermifugação e testes para leishmaniose visceral canina. A secretaria também oferece em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) o encoleiramento com coleira repelente do flebótomo, mosquito transmissor da leishmaniose, e promove feiras de adoção para encontrar lares amorosos para animais abandonados.
Por Agência Alagoas