sábado 28 de dezembro de 2024

Rafael Brito comemora três anos do Cartão Escola 10

O maior programa de combate a evasão escolar do Brasil foi criado em AL e serviu de referência para o programa Pé-de-Meia, do Governo Federal
Foto: Assessoria

O programa Cartão Escola 10, uma das iniciativas mais impactantes na educação de Alagoas, celebra três anos de sucesso neste sábado (27). Lançado em 2021, o programa se tornou um marco no combate à evasão escolar pós-pandemia, por meio de incentivo financeiro aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual.

Desde a sua criação, o Cartão Escola 10 beneficiou mais de 100 mil estudantes, oferecendo uma ajuda mensal de R$ 100 em troca de 80% de frequência escolar e bolsa de R$ 2.000 ao final do ensino médio. O objetivo do programa é incentivar a permanência dos alunos do ensino regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas salas de aula e promover uma educação de qualidade, alinhada a oportunidades reais de crescimento pessoal e profissional.

Segundo o deputado Rafael Brito, idealizador do programa e à época secretário de educação do estado, o Cartão Escola 10 vai além de uma ajuda financeira. “Esse é um investimento direto nos nossos jovens, naquilo que representa o futuro de Alagoas. A educação é a ferramenta mais poderosa para transformar vidas, e estamos provando isso com os resultados que colhemos ao longo desses três anos”, destacou.

Foto: Assessoria

Os impactos do programa são visíveis. De acordo com dados da Secretaria de Educação do Estado, houve uma redução significativa nos índices de evasão escolar, aumento na taxa de conclusão do ensino médio e crescimento no número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio.

“Os resultados do Cartão Escola 10 têm sido inspiradores, especialmente quando observamos o número de inscritos no Enem em 2024. A adesão recorde mostra que os jovens estão mais motivados a seguir seus sonhos acadêmicos e profissionais, e isso nos enche de orgulho. Este programa é uma ferramenta essencial para impulsionar não apenas a educação, mas também a confiança de que é possível conquistar um futuro melhor e de mais oportunidades”, afirmou o deputado Rafael Brito.

O programa criado em Alagoas serviu de inspiração para a criação, em janeiro deste ano, do programa do governo federal, Pé-de-Meia que oferta bolsas mensais em troca de 90% de frequência em sala de aula para alunos que estejam cursando o ensino médio na rede pública e que tenham entre 14 e 24 anos, e a estudantes da EJA da rede pública, com idade entre 19 e 24 anos.

“Os programas Cartão Escola 10 e Pé-de-meia representam um compromisso com o futuro das nossas crianças e adolescentes. Esses programas garantem que o jovem não precise abandonar os estudos para ter que trabalhar para ajudar suas famílias, são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, proporcionando oportunidades reais para o desenvolvimento de nossas futuras gerações.”

Por Assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Paulão cita 082 Notícias e volta a denunciar crime da Braskem em Maceió

O deputado federal Paulão (PT) usou o artigo “A Justiça que segrega”, do historiador

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *