O programa Cartão Escola 10, uma das iniciativas mais impactantes na educação de Alagoas, celebra três anos de sucesso neste sábado (27). Lançado em 2021, o programa se tornou um marco no combate à evasão escolar pós-pandemia, por meio de incentivo financeiro aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual.
Desde a sua criação, o Cartão Escola 10 beneficiou mais de 100 mil estudantes, oferecendo uma ajuda mensal de R$ 100 em troca de 80% de frequência escolar e bolsa de R$ 2.000 ao final do ensino médio. O objetivo do programa é incentivar a permanência dos alunos do ensino regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas salas de aula e promover uma educação de qualidade, alinhada a oportunidades reais de crescimento pessoal e profissional.
Segundo o deputado Rafael Brito, idealizador do programa e à época secretário de educação do estado, o Cartão Escola 10 vai além de uma ajuda financeira. “Esse é um investimento direto nos nossos jovens, naquilo que representa o futuro de Alagoas. A educação é a ferramenta mais poderosa para transformar vidas, e estamos provando isso com os resultados que colhemos ao longo desses três anos”, destacou.
Os impactos do programa são visíveis. De acordo com dados da Secretaria de Educação do Estado, houve uma redução significativa nos índices de evasão escolar, aumento na taxa de conclusão do ensino médio e crescimento no número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio.
“Os resultados do Cartão Escola 10 têm sido inspiradores, especialmente quando observamos o número de inscritos no Enem em 2024. A adesão recorde mostra que os jovens estão mais motivados a seguir seus sonhos acadêmicos e profissionais, e isso nos enche de orgulho. Este programa é uma ferramenta essencial para impulsionar não apenas a educação, mas também a confiança de que é possível conquistar um futuro melhor e de mais oportunidades”, afirmou o deputado Rafael Brito.
O programa criado em Alagoas serviu de inspiração para a criação, em janeiro deste ano, do programa do governo federal, Pé-de-Meia que oferta bolsas mensais em troca de 90% de frequência em sala de aula para alunos que estejam cursando o ensino médio na rede pública e que tenham entre 14 e 24 anos, e a estudantes da EJA da rede pública, com idade entre 19 e 24 anos.
“Os programas Cartão Escola 10 e Pé-de-meia representam um compromisso com o futuro das nossas crianças e adolescentes. Esses programas garantem que o jovem não precise abandonar os estudos para ter que trabalhar para ajudar suas famílias, são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, proporcionando oportunidades reais para o desenvolvimento de nossas futuras gerações.”
Por Assessoria