Por Leandra da Luz, do nd+
Os tipos de parentes com os quais lidamos ao longo da vida podem influenciar diretamente o nosso bem-estar psicológico. Cada família é única, mas alguns familiares podem se mostrar tóxicos. Saiba de quais deles você deve se distanciar.
De acordo com a psicóloga Karla Cardoso, “a família é a primeira referência que temos de carinho, respeito, valores, proteção. Culturalmente, são constituídas por pessoas que estão sempre presentes dando suporte e apoio, quando necessário, e amor sem esperar nada em troca. Na teoria é algo lindo que parece funcionar muito bem. No entanto, na prática e na rotina do dia a dia muitas não funcionam assim”.
Segundo a psicologia, alguns tipos de parentes podem nos drenar emocional e mentalmente. Para manter o equilíbrio mental e a paz espiritual, manter uma certa distância é o recomendável.
Os 10 tipos de parentes que é melhor manter à distância:
- O crítico: membro da família que está sempre criticando suas escolhas e ações;
- O criador do drama: transforma qualquer incidente em um grande drama;
- O maníaco por controle: tenta controlar suas decisões e vida pessoal. Embora isso venha de uma necessidade de segurança, essa dinâmica pode ser sufocante;
- O competidor: vê tudo como uma competição. Isso pode gerar tensão e estresse;
- O culpado: manipula você para se sentir culpado por suas ações e escolhas. Isso pode diminuir sua autoestima e criar um ambiente emocionalmente tóxico;
- O que não dá suporte: não apoia seus sonhos e aspirações, o que pode minar sua confiança;
- O cruzador de fronteiras: não respeita seus limites pessoais, invadindo seu espaço e tempo;
- O manipulador: joga com suas emoções para obter o que deseja, muitas vezes causando culpa ou confusão;
- O dependente: depende demais de você para apoio emocional e decisões;
- O pessimista: vê o copo meio vazio e sua negatividade pode ser contagiosa.
O ideal não é abandonar a família diante de qualquer problema que apareça, especialistas recomendam estabelecer limites saudáveis com certos membros da família para proteger o seu bem-estar mental e emocional.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.