Por Assessoria
O Carnaval de Edécio Lopes marca o início oficial das Prévias Multiculturais da Liga Carnavalesca de Maceió. O evento é organizado pelo produtor cultural Dinho Lopes, será realizado no domingo, 19 de janeiro, a partir das 10 horas, na orla da praia de Ponta Verde.
A Banda Vulcão, da Polícia Militar, abre o evento, seguida pela Orquestra Fogo Pagô e pela Banda Sambalelê. Com frevos, marchinhas e sambas, a festa inaugura o período de Momo, trazendo muita alegria e proporcionando reencontros entre amigos e amantes do tradicional carnaval de rua, com uma homenagem especial a Edécio Lopes.
O radialista e compositor Edécio Lopes foi um dos maiores incentivadores do Jaraguá Folia e de dezenas de blocos tradicionais, como os Meninos da Albânia, o Pinto da Madrugada, a Turma da Rolinha, os Filhinhos da Mamãe, entre outros. Ele também compôs frevos icônicos como Filhos da Pauta, Pecinhas de Maceió, Bloco do Arquipélago, além de marcar presença em bailes memoráveis, como os realizados no Clube Fênix Alagoana, nos Seresteiros da Pitanguinha e no Iate Clube Pajussara.
Amigos de Velhos Carnavais
Edécio Lopes era a verdadeira representatividade do Carnaval em Alagoas. Ele trouxe para o estado o maior intérprete de frevo do Brasil, o cantor Claudionor Germano, que gravou o frevo Cidade Sorriso, considerado uma espécie de hino do Carnaval de Alagoas.
Essa homenagem a Edécio Lopes vem sendo realizada todos os anos pela Liga Carnavalesca. No evento, são tocados e cantados seus frevos, além dos de outros compositores alagoanos, seus amigos, como Jucá Santos, Reinaldo Cavalcante, Sabino Romariz, Juvenal Lopes, Marcondes e Marcos de Farias Costa.
Tradição é Tradição
Mantendo as verdadeiras tradições culturais, Dinho Lopes, presidente da Liga Carnavalesca de Maceió, sugeriu à Prefeitura, por meio da sua Fundação Cultural, a escolha de um Rei Momo. A ideia é que, no evento de abertura do Carnaval de Maceió, o Rei Momo receba das mãos do prefeito a chave da cidade, dando início às comemorações carnavalescas. As festividades seguem com uma programação repleta de atrações, incluindo a Prévia do Mercado, que acontecerá já no sábado seguinte, dia 25.
Após os festejos do Natal e Ano Novo, a cidade de Maceió, a capital mais bonita do Brasil, entra no ritmo do frevo, redobrando as energias e a alegria para as Prévias e o Carnaval.
Rádio Edécio Lopes
E para quem gosta de ouvir a verdadeira e autêntica música de carnaval, a homenagem continua. A Rádio Edécio Lopes já está no ar, 24 horas por dia, levando a cultura do carnaval através da web. Basta clicar no celular em radioedeciolopes.com. Todo o acervo de frevos e marchinhas de carnaval da discoteca particular de Edécio Lopes será disponibilizado pelo seu filho, Edmilson Vasconcelos, para deleite dos foliões de todo o Brasil.
Quem foi Edécio Lopes
Edécio Lopes nasceu em 1º de setembro de 1933 na Vila Apoti, no município de Glória do Goitá, Pernambuco, e faleceu em 7 de fevereiro de 2020, em Maceió. Radialista, compositor e escritor, ele chegou a Alagoas no início da década de 1960 e trabalhou em todas as rádios de Maceió, consolidando sua trajetória na comunicação e na cultura local.
Idealizador, produtor e apresentador do programa Manhã Brasileira, o mais ouvido do rádio alagoano por quase 50 anos, Edécio Lopes se consagrou como o maior divulgador do carnaval em Alagoas, marcando a história da comunicação e da cultura local.
Salve Edécio Lopes!