6 de março de 2025 9:26 por Mácleim Carneiro

A Prefeitura de Maceió mobilizou guardas municipais, funcionários da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), caminhões e máquinas para ocupar o loteamento Gurgury, no bairro de Guaxuma, e iniciar a construção de uma estação elevatória de esgoto na única área verde da região, sem diálogo com a comunidade.
Segundo denúncias dos moradores, as máquinas iniciaram a destruição de uma área de mangue, justamente, no momento em que as principais lideranças da comunidade participavam de uma reunião com o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, na sede do Ministério Público Estadual.
O secretário municipal de Infraestrutura e vice-prefeito, Rodrigo Cunha, junto ao prefeito João Henrique Caldas (JHC), são responsáveis pelos danos ambientais decorrentes da obra.
Os moradores, que há anos lutam pela preservação da área verde e do manguezal, desenvolveram estudos técnicos apresentando alternativas viáveis para a execução da obra em locais mais adequados. Entretanto, suas propostas não foram consideradas pela gestão municipal.

1 Comentário
A atual gestão do Prefeito JHC é muito boa de mídia social, mas quando o assunto é dialogar com a sociedade, especialmente nas questões ambientais, os métodos são dignos de qualquer ditadura. Querem, e parece que vão conseguir, empurrar à fórceps uma estação elevatória de esgoto em plena área verde de um condomínio, ignorando outras opções ecologicamente mais vantajosas e que não afetariam a qualidade de vida dos moradores do entorno deste equipamento. Lamentável.