terça-feira 15 de abril de 2025

Sesi e Ministério do Trabalho lançam programa com 25 mil vagas de EJA Profissionalizante

SEJA PRO+ oferece oportunidade de concluir o Ensino Médio com qualificação em áreas com alta demanda por emprego. Lançamento ocorre na Bahia, estado que contará com 3 mil vagas
Foto: Assessoria

O Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançaram o programa SEJA PRO+, que vai oferecer inicialmente 25 mil vagas gratuitas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante em todo o país. A iniciativa tem como objetivo oferecer a oportunidade de concluir a educação básica a jovens entre 18 e 29 anos que precisaram abandonar a escola, mas também qualificá-los tecnicamente em áreas com maior demanda por mão de obra — ampliando, assim, as chances de acesso a empregos melhores e mais estáveis.

Com investimento de R$ 200 milhões, o programa SEJA PRO+, cujo slogan é “Trabalho e Emprego”, foi lançado oficialmente na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do superintendente de Educação do SESI, Wisley Pereira, além do presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos, e do presidente do Conselho Nacional do Sesi (CN-Sesi), Fausto Augusto Junior, entre outras autoridades.

Para o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, a iniciativa é uma parceria valiosa entre o governo federal, o Sesi e o Senai, por integrar a elevação da escolaridade com a qualificação profissional. “Essa iniciativa oferece uma oportunidade para jovens que precisaram interromper seus estudos. Além de concluir o ensino médio, esses jovens terão a chance de obter uma profissão,” destacou o ministro Luiz Marinho.

O SEJA PRO+ começou a ser desenhado no final do ano passado com a celebração de um acordo de cooperação entre o CN-Sesi, o departamento nacional do SESI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o MTE.

“Juntos, o Sesi e o Senai oferecem não apenas a conclusão dos estudos, mas também uma preparação direcionada pela demanda da indústria, com dupla certificação para ampliar as oportunidades no mercado de trabalho. É um modelo que transforma vidas e impulsiona o desenvolvimento econômico do país”, reforça o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Ricardo Alban.

Os cursos de formação e qualificação serão voltados para áreas que demandam mão de obra nas indústrias de suas localidades e abordarão noções básicas de direitos dos trabalhadores. Ao final do curso, uma lista com o nome dos alunos concluintes será encaminhada ao Ministério, que repassará às agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine), para inserir esses trabalhadores no mercado de trabalho.

As primeiras 3 mil vagas estarão disponíveis na Bahia. As inscrições gratuitas estarão abertas nas próximas semanas para jovens entre 18 e 29 anos, que não concluíram o ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano), o ensino médio (1ª a 3ª série) e buscam aliar a elevação de escolaridade a uma qualificação profissional.

Inicialmente as vagas serão oferecidas nos municípios de Vitória da Conquista, Feira de Santana, Camaçari, Salvador, Juazeiro, Jequié, Teixeira de Freitas, Luís Eduardo Magalhães e Ilhéus. Para mais garantir uma vaga, os interessados devem procurar a unidade do SESI mais próxima ou acessar o portal do SESI da Bahia.

Rede nacional

Com foco em ampliar o acesso à educação e à formação profissional, a expectativa é que o programa alcance abrangência nacional e contribua para a transformação da realidade de milhares de jovens brasileiros.

“O SEJA PRO+ é um programa desenvolvido para apoiar a elevação da escolaridade e a profissionalização de jovens em um Brasil que atravessa uma rápida transição demográfica. Não podemos mais abandoná-los. São quase 10 milhões de jovens, entre 18 e 29 anos, que não concluíram a educação básica e que precisam ser prioridade na construção de um país mais justo e com oportunidades para todos”, afirma o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior.

Nova EJA e reconhecimento de saberes

A Nova EJA do Sistema Indústria se destaca pela abordagem inovadora que articula a educação básica com a qualificação profissional, utilizando uma metodologia que reconhece os saberes prévios dos estudantes. O diferencial está na contextualização dos conteúdos educacionais do Sesi e a formação técnica direcionada às necessidades da indústria, com mais de 80% dos cursos alinhados às demandas do setor produtivo local oferecidos pelo Senai.

Por Assessoria

 

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Anac autoriza nova companhia aérea a operar no Brasil

Uma nova companhia aérea promete começar a operar no Brasil até o fim de

Ministra Luciana Santos destaca poder transformador de trabalhos realizados por alunos do Sesi Alagoas

Os projetos sociais e educativos desenvolvidos por alunos e professores da Escola Sesi Senai

Entidades pedem ao MPF a paralisação imediata das obras da Linha Verde

Um grupo de entidades acionou o Ministério Público Federal (MPF) para que sejam suspensas,

Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou nessa quarta-feira (29) a

Para indenizar juíza, TJPR zera as contas de jornalista

Por Marcelo Auler Na expectativa de indenizar sua colega, a juíza M.R.H.L. em R$

Janeiro Branco: Maranhão é o estado com menos psicólogos na rede pública do Nordeste

Por Thiago Aquino, da Agência Tatu A campanha Janeiro Branco conscientiza sobre os cuidados

Alagoas registra a abertura de mais de 36 mil empresas em 2024

Alagoas registrou a abertura de 36.991 empresas em 2024. O número representa um crescimento

Obesidade leva a disparada de diabetes no mundo em três décadas

A obesidade está por trás do grande aumento de casos de diabetes no mundo,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *