8 de dezembro de 2020 11:39 por Da Redação
A Prefeitura de Maceió vai intensificar o controle de acesso à área já interditada da Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, no bairro do Mutange a partir do próximo sábado, 12. Serão instaladas duas cancelas, uma no bairro do Bom Parto e outra no bairro de Bebedouro, nos trechos já interditados desde março deste ano, após recomendação da Defesa Civil de Maceió e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
A medida é urgente porque o monitoramento realizado na área aponta que o fenômeno de afundamento do solo na região tem se acelerado. Relatórios apresentados pela empresa Braskem em setembro deste ano também apontam índice elevado de subsidência e projetam prazos para possíveis colapsos de minas com impacto na superfície, caso nenhuma medida seja adotada para estabilização das minas de exploração de sal-gema.
Apesar da interdição da via no dia 28 de março passado, a população vem burlando o bloqueio instalado com manilhas e continua transitando na área que tem risco iminente de desastre.
Abrangência
O controle de acesso está restrito a uma área de cerca de 1.700 metros que compreende o trecho da Avenida Major Cícero de Góes Monteiro entre a Casa de Saúde Miguel Couto e o cruzamento da linha férrea do VLT no Bom Parto.
O bloqueio não afetará a circulação da população na Avenida General Hermes e Ladeira Ulisses Bandeira, na Gruta do Padre, e está sendo adotada uma vez que não há mais pessoas morando da região, nem comércio funcionando neste trecho.
A operacionalização do controle de acesso está sendo realizada pela empresa Braskem, por meio do Termo de Cooperação Técnica 4, firmado com a Prefeitura de Maceió. Apenas terão acesso à área interditada veículos oficiais que precisem trafegar na região e veículos em serviço em apoio às obras operacionais da empresa, a exemplo das ações de enchimento das frentes de lavra e da encosta.