Na sua quarta edição – desta vez realizado na cidade de Delmiro Gouveia – o Rota da Merenda Legal da Unicafes Alagoas bateu recorde no número de participantes presentes ao encontro.
No auditório da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Rota, que integra as ações do Programa Merenda Legal, reuniu representantes de cooperativas, agricultores, nutricionistas e gestores estaduais e municipais das pastas da Educação e também da Agricultura.
“Foi um encontro com resultados extraordinários. Tivemos presentes mais de 250 participantes. Deste total, mais de 40% eram diretores municipais das escolas e 20% diretores da rede estadual. Contamos com 21 secretários municipais de Educação e cinco de Agricultura”, comemorou o presidente da Unicafes/AL, Antonino Cardozo.
Além do debate que tratou da importância do cumprimento a Lei 11.947, que rege o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e cuja legislação prevê a destinação de no mínimo 30% do orçamento da merenda escolar para aquisição dos itens da agricultura familiar, o encontro promoveu palestras temáticas.
“Diante destes resultados, conseguimos ver a importância e a necessidade que a comunidade escolar tem de encontrar um ambiente comum para discutir estes temas. Nós podemos ser esse meio, proporcionando o espaço necessário para estes atores, tornando Alagoas uma referência nacional”, afirmou Cardozo, acrescentando que, durante a realização do Rota, três prefeituras da região realizaram chamadas públicas.
A exemplo das edições anteriores, o Rota de Delmiro Gouveia contou com uma exposição dos produtos da agricultura familiar expostos na Quitanda Coop.