9 de abril de 2022 4:25 por Claudevan Melo
O compositor, regente, pianista, arranjador e folclorista, Hekel Tavares (1896-1969), alagoano de Satuba, passados 53 da sua morte, aos 72 anos, consta em sua vasta obra peças inéditas.
Hekel Tavares pelo fato de ser autodidata, ao entrar no terreno da música de concerto encontrou resistência. Os músicos, seus colegas e a critica, principalmente esta, o tratava com reserva.
Uma de suas páginas mais célebres é o Concerto para piano e orquestra em formas brasileiras, composto durante estadia de seis meses numa fazenda no interior de São Paulo (o piano do compositor teve que ser transportado em carro de boi). A peça teve a sua primeira audição em 1939.
A parceria entre Hekel Tavares e o poeta Manuel Bandeira (1886-1968) uniu Alagoas, terra de Hekel e Pernambuco terra de Bandeira. O resultado da parceria foi o um álbum com canções infantis alusivas a temas históricos brasileiros, dividida em seis partes.
O objetivo do maestro era que a obra fosse indicada para ser cantada pelas crianças nas escolas do Brasil.
Ouviremos “Nana Nanana” um tema de Roda, onde o canto ressoa como um Acalanto de uma criança que perdeu o seu pai na Guerra do Paraguai onde lá repousa os seus restos mortais.
Há muito ainda por descobrir sobre a obra desse imponente e importante compositor brasileiro-alagoano.
-A Letra é de Manuel Bandeira.
-As ilustrações são de Ribeiro Couto.
– “Coro das Crianças sob Regência do maestro Miguel Arquerons de São Paulo.
-O compositor Hekel Tavares.
Claudevan Melo é alagoano de Rio Largo, pesquisador e colecionador, autor da página no Facebook: Memória Musical Alagoana.
1 Comentário
Que maravilha matéria!