segunda-feira 23 de dezembro de 2024

Lula teve o melhor desempenho no debate da TV Bandeirantes

19 de dezembro de 2022 4:57 por Redação

Foto: Reprodução/Twitter

O debate entre Lula e Bolsonaro realizado nesse domingo (16), pela TV Bandeirantes e outras empresas de comunicação, inaugurou um novo formato com mais possibilidades dos candidatos tratarem de temas com mais profundidade. Os presidenciáveis tiveram, em três blocos, quinze minutos cada um para usar de acordo com a conveniência.

Quando Lula pautou o debate com temas políticos e administrativos se saiu muito bem e levou Jair Bolsonaro para a defensiva sem que conseguisse explicar, por exemplo, quantas universidades e escolas técnicas havia construído e inaugurado.

Bolsonaro apelou para a repetição de mentiras, que já são a marca de sua trajetória como presidente da República, e intensificada como candidato à reeleição.

O petista dominou a agenda quando levantou a questão da pandemia, afirmando que mais de 400 mil mortes por Covid-19 – das mais de 622 mil registradas até o momento – são da responsabilidade de Bolsonaro.

O principal incômodo de Bolsonaro foi a pergunta sobre o Orçamento Secreto, um dos seus calcanhares de Aquiles. A marca de corrupção com a sua digital é evidente para obter o apoio dos deputados do Centrão, o que ele negou.

No terceiro bloco, Lula se perdeu no controle do tempo e esticou nas explicações sobre o “Petrolão”. Em vários momentos, o petista teve a oportunidade de bater com força nos pontos onde Bolsonaro é vulnerável, como a sua relação intima com as milícias cariocas, grupos de extermínio e com os assassinos da vereadora Marielle Franco.

Lula voltou a crescer no debate quando Bolsonaro o atacou e ao se referir aos milhares de moradores do Complexo do Alemão como “traficantes” que cercavam o ex-presidente, durante ato político na localidade.

O petista também deixou o candidato constrangido ao revelar que, vencendo a eleição, vai pôr fim aos sigilos de cem anos impostos pelo presidente a diversos documentos, como o cartão de vacina e os extratos de gastos com o cartão corporativo. “Afinal de contas, se é bom, não precisa esconder”, destacou Lula.

O debate foi vencido por pontos, por Lula, pela qualidade das propostas e defesa de programa claro de governo, pelo menos em alguns pontos. Bolsonaro plantou-se no tema da corrupção e na pauta de “costumes”, onde o eixo central são fake News como o fechamento de igrejas, banheiros unissex e outras mentiras veiculadas desde 2018.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Paulão cita 082 Notícias e volta a denunciar crime da Braskem em Maceió

19 de dezembro de 2022 4:57 por Redação O deputado federal Paulão (PT) usou

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

19 de dezembro de 2022 4:57 por Redação Uma perícia realizada pelo Instituto de

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

19 de dezembro de 2022 4:57 por Redação A Secretaria de Estado da Cultura

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

19 de dezembro de 2022 4:57 por Redação Veículos cadastrados em aplicativos de transporte

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

19 de dezembro de 2022 4:57 por Redação Por Iram Alfaia, do portal Vermelho

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

19 de dezembro de 2022 4:57 por Redação A mineração predatória que a multinacional

19 de dezembro de 2022 4:57 por Redação   Dados de Projetos Esportivos Clube

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

19 de dezembro de 2022 4:57 por Redação O senador alagoano Renan Filho (MDB),

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *