2 de janeiro de 2023 7:03 por Da Redação
A cantora baiana, muito bem premiada na música brasileira, traz esperança ao povo brasileiro que viu o sucateamento da cultura. Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert
No tempos sombrios da sociedade brasileira, a cultura sofreu com a censura no porão do Departamento de Ordem Política e Social, o famoso ‘DOPS’. Músicas, filmes, novelas e até mesmo programas de cunho jornalístico sentiram a repressão de um estado tão autoritário.
A democracia firmava seus pés para poder andar, mesmo que devagarinho, ao longo do tempo artistas, intelectuais e políticos lutavam de forma sólida para que a cultura ainda mantivesse seu espaço na sociedade.
Com um governante fascista e facínora, torna-se impossível a existência da arte e da cultura. Fernanda Montenegro, imortalizada na Academia Brasileira de Letras, destacou: “Sem a cultura das artes, somos um país sem caráter.”
Ao assistir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o próprio demonstra a preocupação com um setor que foi totalmente sucateado no governo anterior e ressalta a preocupação de retomar políticas que incentivem os bens culturais.
“Uma nação se expressa pela alma de seu povo. A alma do Brasil reside na diversidade inigualável da nossa gente e das nossas manifestações culturais”, comentou.
Quando em 1987, a banda Titãs cantou a música ‘Comida’, trouxe uma mensagem que não tem validade. O povo não necessita somente de comida, o povo também necessita do acesso para a diversão e arte de forma igualitária, quebrando o paradigma do ‘elitismo e popular’.
Para abrir o novo governo de forma triunfal e bonita, foi realizado o Festival do Futuro, que trouxe de graça ao público, artistas e apoiadores participando do evento. Ah, vale dizer, foi totalmente democrático. Quem não estava em Brasília, poderia assistir através do YouTube e chegou a bater mais de um milhão de acompanhantes.
É de alívio imenso ver que agora teremos uma ministra séria e comprometida com o que pretende exercer, Margareth Menezes será apossada hoje, a partir das 18h30, com transmissão no YouTube.
Serão postas em prática as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc II, movimentando a economia e gerando empregos para a população. É uma vitória para o povo brasileiro.
Deixar a cultura e as artes de lado, é uma forma de deixar seu povo ignorante. Mas conseguimos e seguiremos em frente deixando um passado vazio para trás. Gratidão eterna aos que lutaram e infelizmente não conseguiram ver uma transição tão bonita como esta. E cito especialmente a eterna musa da MPB, Gal Costa.
Viva as artes! Viva a cultura! Viva Margareth Menezes, a força de uma mulher negra!
1 Comentário
Boa noite:bem eu votei no pt13 lulinha, des de 2002 voto no lula porque ja vie ele trabalhar pela pobre e acredito no meu presidete fiz chapinha do pt paulo dantas carla damtas lula rena.
paulão