2 de abril de 2020 11:08 por Geraldo de Majella
Claudevan Melo*
“Os Bohemios” é um Schottisch, um gênero de música muito tocado no fim do século XIX, esta música é oriunda de salões das Cortes Europeias, mas, nesse período, vários compositores alagoanos passaram a compor nesse estilo, entre eles Benedito Silva (1859-1921) ou Benedito Piston, como também era conhecido. Benedito Silva é autor de centenas de composições desse gênero, o Schottisch e de outros, com Luiz Mesquita fizeram o Hino de Alagoas.
Benedito Raimundo da Silva (1859-1921) nasceu e faleceu em Maceió foi compositor e regente de grande popularidade. De origem extremamente humilde desde os anos 11 anos por incentivo de seu pai começou estudar música e pelo resto de sua vida foi a sua profissão, regeu várias Bandas em Alagoas como: Sociedade Filarmónica Minerva, Sociedade Filarmónico Recreio e da Banda da Escola de Aprendizes Marinheiro. Trabalhou como ensaiador de outros corpos musicais nos estados do Amazonas, Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro.
A sua consagração artística aconteceu em 1894, quando o governador Gabino Besouro, através de decreto adota a sua composição como Hino Oficial do Estado. Em 1921 falece aos 62 anos de idade totalmente desvalido e na miséria, vitíma de paludismo (malária) e o estado de Alagoas como que por caridade é quem cuida do seu sepultamento.
No Jornal Ícaro de Maceió, em 17 de maio de 1921, o poeta Cipriano Jucá escreveu na seção Azas de Cera: “Benedito morreu nos braços da Pobreza”. A gravação de “Os Bohemios” com Banda antecede a que foi gravada pelo pianista alagoano, Joel Bello ao piano Solo, em 1987.
Nosso histórico de desleixo para com a memória vem de tempos idos e vindos.
*É pesquisador e colecionador.